Patioba palmeira brasileira que enfeita

Patioba ( Syagrus bothryophora) é uma tipicamente brasileira encontrada, principalmente, do norte da Bahia até o Espírito Santo. Conhecida popularmente por Pati, Puri e Pati-doce.

Conheça a Patioba

A palmeira possui caule solitário, ereto e liso que pode alcançar até 18 metros de altura e diâmetro que varia de 10 a 23 cm de diâmetro. Suas folhas pinadas são arqueadas e chegam até 3 metros de comprimento. Sua flores verde-amareladas produzem frutos adocicados e com casca dura.

A planta prefere clima tropical, se adapta bem a qualquer tipo de solo, possui crescimento rápido, mas não é tolerante a grandes estiagens.

Utilização da Patioba

O tronco da palmeira é utilizado para construções rurais e seus frutos são ricos em óleo comestível. A planta é extremamente ornamental, com potencial para cultivo no paisagismo em geral, de regiões tropicais e sub-tropicais.

Utilizada em projetos paisagísticos para ornamentação de praças, jardins, canteiros e ruas, além de quintais de chácaras.

Na Reserva Indígena da Jaqueira, situada em Santa Cruz de Cabrália, os peixes são preparados e servidos em folhas de Patioba para degustação pelos visitantes.

Onde encontrar a palmeira?

Ela é encontrada em vegetação nas praias do litoral da Bahia e Espírito Santo, em quintais de casas de roça que possuem vegetação variada; e em sites que comercializam sementes, mudas e plantas.

Patioba

Patioba

Be the first to comment on "Patioba palmeira brasileira que enfeita"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.