Violeta (Viola odorata) é de origem europeia, sendo conhecida popularmente por vários nomes tais como violeta de cheiro, viola roxa, violeta comum, violeta doce, violeta perfumada, violeta de jardim e violeta inglesa.
Conhecida desde a antiguidade por suas propriedades medicinais; era usada em alguns rituais tais como:
- A primeira pessoa que colher a primeira violeta que se abrir na primavera, atrairá o verdadeiro amor;
- Seu perfume é considerado um ótimo afrodisíaco;
- Usada como ingrediente para preparações de antigas “poções do amor”.
Violeta (foto https://www.victoriananursery.co.uk/Sweet-Violet-Queen-Charlotte/)
Descrição
Ela é uma planta rasteira, de pequeno porte, que não possui caule e chega a atingir 20 cm de altura. Seu rizoma é espesso, esbranquiçado e com várias radículas fibrosas, cujo comprimento varia de 10 a 20 cm.
As folhas são arredondadas, com bordas crenadas de cor verde-escura. Possuem flores solitárias, frágeis e de fragrância inconfundível de cor violeta-escuro ou azul. São cinco pétalas e estigmas em formato de esporão. O fruto é uma cápsula arredondada e pubescente.
A planta é bem exigente em relação ao seu cultivo, prefere rega constante, mas sem encharcamento, solo fértil e meia sombra ou luz filtrada. Propaga-se por sementes ou mudas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades medicinais
Ela é rica em propriedades expectorante, depurativa, cicatrizante, diurética, sudorífera, anti-inflamatória, anti-flatulência, calmante e laxante.
Serve para quê?
Além de amplamente usada na ornamentação, é muito utilizada na perfumaria, culinária e na farmacopeia homeopática.
Na medicina popular, suas folhas e flores são usadas para alívio de problemas digestivos, dores de cabeça, tosses, inflamações de garganta e para diminuir a tensão nervosa. Usada ainda como creve para diminuição de verrugas e irritações na pele; além de usada na culinária para preparação de saladas. Em forma de compressa, ajuda na cicatrização de feridas.

Amplamente empregada na cosmetologia como matéria-prima para colônias, talcos, desodorantes e sabonetes. Na culinária, suas flores são empregadas na fabricação de geleias ou doces cristalizados.
Onde encontrar?
Facilmente encontrada em floriculturas, em variados produtos cosméticos e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp