Bérberis, além de bela, possui variadas propriedades

5 (100%) 1 vote

Bérberis (Berberis thunbergii) é um arbusto de origem asiática, nominado popularmente por  Bérbere-japonês, Berbere-japonês e Uva-espim-do-japão. Ele é conhecido em diversos países e muito popular no Japão para a preparação de bonsais.

A planta possui diversas variedades, mas a mais comum é a atropurpurea, que apresenta folhas avermelhadas que se tornam alaranjadas no outono.

Cultivo

A planta é um arbusto lenhoso, de pequeno porte, que alcança, em média até 1,5 metros de altura. Prefere locais de meia sombra, solos férteis, rega frequente sem encharcamento e não tolera fortes geadas; além de possuir crescimento lento.

Os ramos espinhosos  são finos, em forma de zigue-zague, cujo córtex é marrom e a madeira é amarela. As folhas, que caem no inverno; são simples, opostas, com tonalidade que varia do verde ao vermelho, em forma de espátula. Produz pequenas flores de pétalas amarelas e sépalas amarelo-avermelhadas, que atraem abelhas.

Berberis (foto https://www.letsgoplanting.co.uk/)

Berberis (foto https://www.letsgoplanting.co.uk/)

Os frutos, que aparecem no outono, são bagas vermelhas, pequenas, ovoides, com apenas uma semente, que é comestível e preferida pelos pássaros. Propaga-se por sementes, mudas ou estaquias.

Propriedades Terapêuticas

Além de decorativo, ele é rico em propriedades terapêuticas tais como depurativa, mineralizante, diurética, calmante, estimulante do apetite, tônica, aperitiva, digestiva, antimicrobiana, antipirética, aperiente, espasmolítica, gástrica, laxativa e refrescante.

Serve para quê?

Na medicina popular, suas flores, folhas, ramos e raízes, em forma de chá, são usados para desconforto no estômago, alívio de febres, problemas renais, inflamações na boca e diarreias.

Berberis (foto https://www.letsgoplanting.co.uk)

Berberis (foto https://www.letsgoplanting.co.uk)

Ela é de fácil cultivo; além de ter finalidades ornamentais, compondo cercas vivas e variados projetos paisagísticos.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em cercas-vivas, em formato de bonsais, em floriculturas e em sites, que comercializam sementes e mudas de planta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde; portanto há a necessidade de aconselhamento de profissional da saúde.

Be the first to comment on "Bérberis, além de bela, possui variadas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.