Bérberis (Berberis thunbergii) é um arbusto de origem asiática, nominado popularmente por Bérbere-japonês, Berbere-japonês e Uva-espim-do-japão. Ele é conhecido em diversos países e muito popular no Japão para a preparação de bonsais.
A planta possui diversas variedades, mas a mais comum é a atropurpurea, que apresenta folhas avermelhadas que se tornam alaranjadas no outono.
Cultivo
A planta é um arbusto lenhoso, de pequeno porte, que alcança, em média até 1,5 metros de altura. Prefere locais de meia sombra, solos férteis, rega frequente sem encharcamento e não tolera fortes geadas; além de possuir crescimento lento.
Os ramos espinhosos são finos, em forma de zigue-zague, cujo córtex é marrom e a madeira é amarela. As folhas, que caem no inverno; são simples, opostas, com tonalidade que varia do verde ao vermelho, em forma de espátula. Produz pequenas flores de pétalas amarelas e sépalas amarelo-avermelhadas, que atraem abelhas.

Os frutos, que aparecem no outono, são bagas vermelhas, pequenas, ovoides, com apenas uma semente, que é comestível e preferida pelos pássaros. Propaga-se por sementes, mudas ou estaquias.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades Terapêuticas
Além de decorativo, ele é rico em propriedades terapêuticas tais como depurativa, mineralizante, diurética, calmante, estimulante do apetite, tônica, aperitiva, digestiva, antimicrobiana, antipirética, aperiente, espasmolítica, gástrica, laxativa e refrescante.
Serve para quê?
Na medicina popular, suas flores, folhas, ramos e raízes, em forma de chá, são usados para desconforto no estômago, alívio de febres, problemas renais, inflamações na boca e diarreias.

Ela é de fácil cultivo; além de ter finalidades ornamentais, compondo cercas vivas e variados projetos paisagísticos.
Onde encontrar?
Ela é facilmente encontrada em cercas-vivas, em formato de bonsais, em floriculturas e em sites, que comercializam sementes e mudas de planta.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde; portanto há a necessidade de aconselhamento de profissional da saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp