Gengibre, picante e poderoso para a saúde e bem-estar

Gengibre (Zingiber officinale) é originado da Ásia; conhecido desde a antiguidade, na medicina popular e por seu sabor picante. Chegou ao Brasil por volta do século XVII, sendo conhecido na região norte, pelos indígenas, como  mangarataia ou mangaratiá.

Cultivo do Gengibre

A planta possui pequeno porte, que pode atingir mais de um metro de altura. Prefere clima tropical, com luz solar direta ou meia sombra; solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Possui folhas verde-escuras, que nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo denominado de rizoma. As flores são tubulares, amarelo-claras e surgem em forma de espigas eretas. Propaga-se pela divisão dos rizomas. A colheita é geralmente entre 7 a 12 meses, após o plantio.

Os rizomas são usados frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, em pratos doces e salgados, em diversas preparações culinárias; como especiaria; como planta medicinal ou para finalidades ornamentais.

Propriedades do Gengibre

Ele possui propriedades terapêuticas tais como antioxidante, bactericida, antibiótica, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, cicatrizante e termogênica. É rico em vitamina C, do complexo B e sais minerais tais como ferro, cobre e potássio.

Benefícios do Gengibre

Ele usado regularmente, auxilia na digestão, na saúde intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na perda de peso, pois potencializa o funcionamento do metabolismo.

Ele é usado na medicina popular em forma de chá, extrato e cataplasma. O rizoma dá sabor às bebidas alcoólicas tais como o quentão, que é muito popular nas tradicionais festas juninas e cervejas artesanais. Na Ásia, ele faz parte do café da manhã, adicionado ao leite ou café.

Onde encontrar o Gengibre?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de poder fazer parte de sua horta doméstica, devido a sua facilidade de cultivo.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Gengibre

Gengibre

Gengibre ( foto fonte http://fityoo.net/beneficios-do-gengibre/)

Gengibre ( foto fonte http://fityoo.net/beneficios-do-gengibre/)

Be the first to comment on "Gengibre, picante e poderoso para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*