Curry planta muito benéfica para a culinária e para a sáude

4.8 (96.36%) 22 vote[s]

Curry (Murraya koenigii) é uma planta de origem indiana; utilizada desde os tempos mais remotos como especiaria para realçar o sabor do alimentos e na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas. Ele é conhecido também como erva-do-caril.

Conheça o Curry

É uma planta de pequeno porte, de fácil cultivo, que atinge entre três e seis metros de altura, seu caule alcança até 60 cm de diâmetro. A especiaria prefere solo rico em nutrientes e clima tropical. Prefere locais drenados e rega constante, sem encharcamento.

Suas folhas são aromáticas e usadas trituradas em mistura de especiarias indianas, denominadas de garan masala, presente em praticamente em toda a Índia. Suas flores são brancas e chamam atenção pela beleza. Seus frutos produzidos em grande quantidade servem de alimentos para os pássaros. A propagação da planta é por suas sementes.

O óleo essencial extraído da planta é muito valorizado por propriedades medicinais. As folhas e frutos são comestíveis, mas as sementes são venenosas e portanto não devem ser ingeridas.

Utilização do Curry

A parte da planta usada na culinária é a folha. Ela possui cheiro picante e sabor cítrico que remete ao limão, mas de forma mais acentuada.

As folhas são usadas para realçar o sabor dos alimentos e acompanham sopas, cremes, carnes, purês, assados, arroz e variadas receitas culinárias. Elas devem ser usadas em pequena quantidade, pois são muito fortes.

Propriedades Medicinais do Curry

A planta possui várias propriedades medicinais tais como anti-hematoma, anti-coagulante, anti-inflamatória, cicatrizante, mucolítica e antiespasmódica. É usada na medicina popular para alívio de contusões, para cicatrização de feridas, para circulação sanguínea e prevenção de doenças cardíacas.

Onde encontrar o Curry?

Ele é encontrado em grandes feiras, mercados municipais, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em quintais de casas de roça. Na forma em pó, é facilmente encontrado em casas que comercializam especiarias, mas no Brasil é comum usar o curry feito da cúrcuma, que é uma raiz poderosa.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Curry (Foto fonte: fazendacintra.com.br)

Curry (Foto fonte: fazendacintra.com.br)

Curry (Foto fonte: //michelevalent.blogspot.com.br/)

Curry (Foto fonte: //michelevalent.blogspot.com.br/)

1 Comment on "Curry planta muito benéfica para a culinária e para a sáude"

  1. excelente dica…obrigada ,,,sucesso e saúde a todos

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.