Nirá repleta de bons nutrientes para a saúde

4.5 (90%) 2 votes

Nirá (Allium tuberosum) é uma planta de origem asiática, muito popular entre os japoneses, que a utilizam como especiaria para realçar o sabor dos alimentos. A planta é utilizada em várias partes do mundo.

Ela é conhecida por vários nomes tais como cebolinha japonesa, alho-chinês, alho-japonês, cebolinho-chinês, hana-nirá, chinese chives (inglês), chinese leek (inglês), garlic chives (inglês), kow choi (chinês), ajo chino (espanhol) e cebollino (espanhol).

Conheça o Nirá

É uma erva de ciclo perene, de fácil cultivo, que prefere solos ricos em nutrientes, rega frequente sem encharcamento. Produz flores brancas que são polinizadas por abelhas. Suas folhas são planas, ocas e de cor verde-escura. Sua propagação pode ser pela divisão dos bulbos ou por suas sementes. Possui sabor suave que remete à cebolinha de cheiro tão comum entre os brasileiros. Toda a planta é comestível.

Ela pode ser cultivada em vasos, canteiros e jardineiras. Como é de rápido crescimento poderá tomar conta de seu canteiro, por isso quando ela florescer, colha suas flores para evitar a formação de sementes e multiplicação desordenada da planta.

Propriedades do Nirá

A planta possui variadas propriedades tais como cicatrizante, carminativa, desintoxicante, antigripal, antirreumática, revitalizante e fortificante. Ela é rica em fibras, vitaminas A e C, antioxidantes e os sais minerais ferro, zinco, fósforo e cálcio.

Seu consumo regular auxilia no controle da pressão alta, como cicatrizante de úlceras gástricas, fortalecedora do sistema imunológico, na melhora da circulação sanguínea e no tratamento da labirintite.

Utilização do Nirá

A erva é usada na culinária para realçar o sabor dos alimentos e como acompanhamento de saladas, sopas, cremes, sucos verdes e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Onde encontrar a planta?

A planta poderá fazer parte de sua horta doméstica, mas é facilmente encontrada em feiras livres e mercados municipais ou em sites que comercializam as mais diversas especiarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Nirá (Foto fonte http://www.laifi.com/)

Nirá (Foto: http://www.laifi.com/)

Nirá (Foto fonte: http://www.namayasai.co.uk/)

Nirá (Foto: http://www.namayasai.co.uk/)

1 Comment on "Nirá repleta de bons nutrientes para a saúde"

  1. É Maravilhoso, gostoso, saudável, baixa a pressão arterial, comprei mudas no Mercado Livre e já estou desfrutando…

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.