Mangostin, exótico, mas repleto de propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote

Mangostin (Garcinia mangostana) é uma planta de origem asiática, que chegou ao Brasil em meados do século XX e aos poucos conquista o paladar dos brasileiros; mas ainda é considerado como exótico. Ele é popular entre os belenenses e baianos. Ele é conhecido também por mangostão.

Cultivo do Mangostin

O mangostanzeiro pode alcançar até 10 metros de altura; possui copa de formato cônico, prefere clima tropical, solos profundos, arenosos e com boa drenagem.

Mangostin (foto http://www.namu.com.br/materias/mangostin-exotico-saboroso-e-saudavel)

Mangostin (foto http://www.namu.com.br/materias/mangostin-exotico-saboroso-e-saudavel)

Suas flores são avermelhadas e o fruto possui casca grossa, e em seu interior há gomos brancos e suculentos, que possuem sabor doce e remetem ao da polpa da lichia. Produz até três sementes. Propaga-se por mudas, enxertia ou pelas sementes.

Propriedades terapêuticas

Ele é rico em fibras, sais minerais tais como potássio e ferro e em vitaminas B e C. Possui as propriedades antioxidante, saciante, digestiva, laxante, adstringente, antibacteriana e anti-inflamatória.

Seu consumo regular auxilia na saúde dos rins, da pele e dos cabelos; além de prevenir o envelhecimento precoce e o fortalecimento do sistema imunológico.

Ele é rico em ácido hidroxicítrico, que é responsável por saciar a fome; além de reduzir o desejo por comer doces.

Serve para quê?

Além de um excelente alimento in natura, ele pode ser usado em sucos, saladas, sorvetes, picolés, caldas, geleias e mousses.

Mangostin (http://www.bionutelixir.com/product/garcinia-mangostana/)

Mangostin (http://www.bionutelixir.com/product/garcinia-mangostana/)

Na medicina popular, a casca, folhas, frutos, raízes e sementes são utilizadas em forma de chá, para alívio de digestão, febres, diarreia e na regulação do fluxo menstrual. Em forma de cataplasma é usado para problemas de pele.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais tais como o Ver-o-Peso, em forma de polpa; ou em pomares domésticos, embelezando a vegetação; além de produzir frutos para diversas finalidades.

Ele é comercializado na forma desidratada, em pó, ou extrato para diversas finalidades, nas casas que vendem produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Mangostin, exótico, mas repleto de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.