Cúrcuma conhecida desde a antiguidade por seus benefícios para a saúde

Cúrcuma (Curcuma longa L.) planta de origem indiana; mas encontrada em quase todas as regiões do planeta, utilizada como especiaria e na medicina popular.

Ela é conhecida por vários nomes populares tais como turmeric, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia e falso-açafrão. A especiaria é confundida com outra famosa que é o açafrão, mas não há semelhança alguma entre elas.

Conheça a cúrcuma

A planta possui ciclo perene, pequeno porte, pois pode alcançar entre 120 e 150 centímetros de altura, prefere temperaturas mais amenas, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Possui folhas grandes, que exalam um odor agradável quando esfregadas. Seus rizomas, de cor amarelada, são compridos e responsáveis pela propagação da planta e por sua importância como especiaria.

Suas flores perfumadas, possuem forma de lança, são grandes e chamam atenção bela beleza em tons lilases, rosas e verde-claros; que são usadas como flor de corte para ornamentação de variados espaços e na composição de arranjos florais.

Propriedades da Cúrcuma

A especiaria apresenta variadas propriedades terapêuticas tais como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, antirreumática, digestiva e corante. Ela possui fibras, proteínas, vitaminas B e C e variados sais minerais tais como ferro, manganês, magnésio e cálcio.

Utilização da Cúrcuma

Ela é utilizada na medicina popular para fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, para aliviar dores reumáticas, para males da digestão; além de ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial, na saúde da pele, dos olhos e cabelos.

A especiaria é usada pelas indústrias alimentícia e têxtil para produção de diversos alimentos e na tintura de variados tecidos, respectivamente.

Ela é empregada na culinária, principalmente em forma de pó, para preparação de bolos, tortas, sopas, saladas, molhos, purês e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar. Ela deverá ser acrescida à receita, no momento de sua finalização, para garantir o aproveitamento de seus nutrientes.

Onde encontrar a Cúrcuma?

Ela é encontrada em forma de pó ou raiz, em feiras livres, mercados municipais, em casas que comercializam produtos naturais e em sites que vendem sementes e mudas de plantas. Encontrada ainda em grandes lavouras para comercialização de seus rizomas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cúrcuma

Cúrcuma (Foto: //www.qqfashionbeauty.com/mboq-jamu/)

Flor da Cúrcuma (Foto: //encantosdaafrica.blogspot.com.br/2013/11/curcuma.html)

Be the first to comment on "Cúrcuma conhecida desde a antiguidade por seus benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.