Origem, propriedades e utilização da Pimenta Cereja

Rate this post

A Pimenta cereja (Capsicum annuum) possui formato de uma cereja e é originária da América Central, mas encontrada em quase todo o continente.

Ela é conhecida também como Cherry Bomb, Pimenta Pitanga e Cherry Pepper; e é bem menos picante que a pimenta malagueta.

Pimenta Cereja

Pimenta Cereja (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

A herbácea é cultivada desde a antiguidade e muito popular entre os indígenas, que a utilizam de diversas formas, seja na culinária ou medicina popular.

Cultivo

Ela é de fácil cultivo e prefere sol pleno ou meia sombra, solo rico em nutrientes e não tolera estiagem, encharcamento e nem baixas temperaturas.

Produz flor esbranquiçada e preferida pelos insetos. Tem alta produção de frutos, que ficam extremamente vermelhos quando maduros.

Propaga-se por mudas e sementes e pode atingir entre 40 a 60 centímetros.

Propriedades medicinais

Ela é rica em ácido fólico, zinco e vitaminas A, B, C; além das propriedades medicinais antioxidante, termogênica, antitumoral e anti-inflamatória.

Flor Pimenta Cereja

Flor Pimenta Cereja (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Serve para quê?

Elas são amplamente usadas na culinária, em diversas receitas tais como geleia, recheadas, fatiadas e na ornamentação de pratos. São misturadas ao queijo e azeitona; além de empregadas em pastas para patês e na preparação de conservas.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde ocular, na aceleração do metabolismo; além de ajudar na prevenção de anemia.

Onde encontrar?

Pode ser de fácil cultivo, pode ser plantada em vasos, pequenas hortas domésticas, jardineira e canteiros; além de comercializada em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades e utilização da Pimenta Cereja"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.