Pilão artefato de origem remota muito popular no Brasil

Pilão é um utensílio de origem remota, fabricado inicialmente de madeira; muito utilizado à época do Brasil Colônia para moagem de vários grãos, tais como arroz, milho, amendoim, rapadura e café.

Fabricação do Pilão

O artefato era preparado em madeiras duras, tais como a maçaranduba, peroba, canela preta, sucupira, guatambu e limoeiro. A madeira escolhida era escavada com facão, machado ou outra ferramenta preferida pelo artesão que fabricava o utensílio.

Na antiguidade, o artefato era muito útil e por isso tinha uma altura que varia de 30 a 70 cm; sendo confeccionado em grandes toras de madeira, na qual eram escavados um ou dois buracos, que receberiam o grão a ser socado.

A mão de pilão, que era uma haste de comprimento, que variava entre 60 cm a 1,2 metros; também era confeccionada na mesma madeira. Ela que servia para socar os alimentos dentro do buraco escavado no pilão.

Há pilões de vários tamanhos e vários materiais; mas ultimamente ele é usado, em tamanho menor, para socar dentes de alhos com variadas especiarias.

Utilização do Pilão

Os pilões eram utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, que faziam uma sincronização alternada com as respectivas mãos de pilão para moagem dos alimentos.

Nas grandes fazendas e casas de roças, o artefato foi muito popular e garantia a moagem dos alimentos para as famílias e para as senzalas no período do Brasil Colônia. Ele foi e ainda é um artefato muito popular na África, sendo responsável pela alimentação das famílias.

No interior do Brasil, em locais que tem o agroturismo como atração, ainda encontramos várias formas do artefato; seja como utensílio, decoração ou como peça de museu.

Ele testemunhou muitos fatos históricos, além de intermediar as trocas alimentares entre os indígenas, africanos e europeus. Promoveu ainda a união de vários caminhos, experiências de vida, de etnias, de culturas, a miscigenação de sabores, formas e aromas.

Atualmente ele é considerado ultrapassado, em decorrência dos avanços tecnológicos, mas continua presente no imaginário popular brasileiro e sempre traz boas e más lembranças.

Pilão

Pilão

 

Pilão

Pilão

Be the first to comment on "Pilão artefato de origem remota muito popular no Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.