Origem, propriedades e forma de utilização do Tabaco

Tabaco (nicotiana tabacum) é uma planta americana, conhecida por erva-santa e fumo, que foi uma das principais culturas de algumas regiões brasileiras, ao longo de vários séculos.

Ela é conhecida em várias partes do planeta e foi disseminada pelas grandes navegações portuguesas; além de comercializada para diversas finalidades.

O Tabaco era muito popular entre os índios americanos, que o utilizavam como planta medicinal, na medicina popular e para diversos rituais, mas a origem da planta remonta há milhares de anos.

Tabaco

Tabaco (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

A planta é reunida em aproximadamente 60 espécies, mas só nicotiana tabacum sintetiza a nicotina, um alcaloide que estimula a síntese de dopamina no cérebro; e provoca uma sensação de bem-estar, mas que é maléfica para a saúde.

Descrição

É uma planta anual robusta que pode chegar a atingir até 2,5 metros de altura, pouco ramificada, com grandes folhas verdes e flores brancas ou rosadas. Propaga-se por mudas e se adapta bem a variados tipos de clima, mas não tolera geadas.

As folhas após colheita passam pelo processo da cura, que envolve quatro etapas essenciais que são murcha, amarelecimento, coloração e secagem. Após a cura, a folha pode ser empilhada a granel, acondicionada por um tempo, antes de ser preparada para venda.

Era muito comum, as destaladeiras, retirarem o talo das folhas, para que elas fossem para a roda de fiar, com o intuito de enrolá-las para fazer o fumo de rolo, que após moagem era comercializado.

Propriedades medicinais

A planta possui algumas propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, antiparasitária, narcótica, vermífuga e inseticida.

Serve para quê?

A forma mais comum de utilização do tabaco é para a fabricação de cigarro, charuto, cachimbo e rapé. A infusão de suas folhas pode ser usada somente externamente para tratar sarna, piolhos, carrapatos, dores de dente e picada de insetos; além de ajudar a controlar pulgões, em outras culturas.

Rolo de tabaco

Rolo de tabaco (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Os indígenas brasileiros, foram os primeiros a aprenderem a usar o tabaco, como cicatrizante de feridas e como fumo para espantar o tédio, mas seu consumo interno é extremamente prejudicial à saúde.

Em algumas regiões do planeta, a planta tem finalidades ornamentais, por causa de suas belas flores e folhas, que colorem a paisagem.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades e forma de utilização do Tabaco"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.