Bolo de tapioca, deliciosa iguaria gastronômica brasileira

A tapioca é uma iguaria da tradição indígena, que é produzida a partir da goma da mandioca, e que conquistou diversas regiões brasileiras. Além de ser feita com a farinha da mandioca, a tapioca é um alimento que se difundiu em razão de sua versatilidade; uma vez que pode ser consumido tanto no café da manhã, quanto em lanches, ou até mesmo em jantares; é também um produto muito prático, que pode ser degustado com recheios doces, salgados ou agridoces, como a tapioca de queijo coalho com tucumã, iguaria presente na gastronomia amazonense; também há as tapiocas de Olinda, que valem a pena ser degustadas.

Com diversas propriedades medicinais, e com boa indicação para celíacos pelo fato de não possuir glúten, a tapioca pode ser utilizada para a elaboração de diversas receitas. Estas, por sua vez, também podem ser salgadas, como as crepiocas, ou doces, como é o caso do bolo de tapioca. Desse modo, confira a receita dessa deliciosa opção de refeição.

Bolo de tapioca (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Receita Bolo de Tapioca

Ingredientes

  • 2 xícaras de tapioca;
  • 1 xícara de óleo;
  • 2 xícaras de açúcar, que pode ser de sua preferência;
  • 4 ovos inteiros;
  • 2 xícaras de amido de milho;
  • 400 ml de leite de coco;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 xícara de coco previamente umedecido em leite.

Modo de fazer

Primeiramente, em uma batedeira, coloque o óleo e o açúcar e bata até diminuir a granulosidade do açúcar; adicione os ovos e bata até formar um creme de consistência mais durinha, que tem coloração amarelo-claro. Acrescente o amido de milho e o leite de coco, e continue batendo. Logo após, adicione a tapioca e o coco ralado. Nessa etapa, pode-se bater na menor velocidade da batedeira, ou até mesmo misturar levemente. Em seguida, unte a forma com um pouco de óleo, e coloque o bolo com suavidade. Coloque-o para assar em forno pré aquecido por um período que varia de 40 a 50 minutos em fogo médio ou em fogo baixo se for de sua preferência. Ao final, espete o garfo, e, após sair limpo, está assado e pronto para ser consumido.

Be the first to comment on "Bolo de tapioca, deliciosa iguaria gastronômica brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.