Pêssego, uma das plantas mais cultivadas no sul do Brasil

O pêssego (Prunus persica), é um dos frutos mais cultivados na região sul do país, e um dos mais consumidos no dia-a-dia dos brasileiros. Seja na forma in natura, ou em deliciosas receitas, tais como tortas doces, bolos, sucos, ou como molho para acompanhamento de pratos; esse fruto originário da China e do sul da Ásia é bastante consumido e apreciado em nosso país pelo seu sabor inigualável, e por sua versatilidade culinária.

Pêssego (foto: https://belezaesaude.com/pessego/)

Descrição e cultivo

O pessegueiro é uma árvore bastante característica, sendo uma angiosperma eudicotiledônea; que possui raízes bem profundas. Além disso, suas folhas são oblongas e lanceoladas, podendo chegar a um comprimento de 18 centímetros, com suas bordas bem ornamentadas. As flores são perfeitas, e normalmente possuem coloração entre rosa e roxo; e o fruto é do tipo drupa, com um grande caroço no centro, que pode ou não estar aderido ao mesocarpo, o qual é a porção comestível do fruto. Vale ressaltar também que sua coloração varia dos tons amarelados, aos mais avermelhados, com alguns pelos em seu pericarpo.

Para o cultivo do pessegueiro, o mais recomendado é que seu plantio ocorra em meses mais frios; em solos bem drenados e que possuam boa aeração. Além disso, é importante que pouco tempo antes do plantio, as covas sejam enxarcadas para que a planta não resseque e morra. Desse modo, normalmente após um período de 2 anos, o pé de pêssego dará início a sua produção de frutos.

Pêssego (foto: https://melhorcomsaude.com.br/pessego-fruta-da-eterna-juventude/)

Propriedades e benefícios do Pêssego

O pêssego é um fruto que se caracteriza pela riqueza de carotenoides, fibras, e algumas vitaminas, como A, C e E; além de alguns minerais, tais como cálcio, magnésio e ferro. Desse modo, é bastante indicado em prescrições nutricionais devido ao grande número de benefícios que traz ao organismo de quem o consome, e por ser um fruto relativamente baixo em valor energético.

Além disso, chás das folhas e das sementes desse fruto são utilizados como calmantes, ao passo que suas flores são comumente utilizadas devido ao seu efeito laxativo, e por auxiliar no combate à diabetes.

Confira a seguir alguns dos benefícios desse fruto para a saúde.

  • Prevenção de diversas doenças – por ser um alimento rico em vitamina C, o pêssego atua fortemente no aumento da imunidade; contribuindo assim para a prevenção de diversas doenças. Além disso, por ser um alimento com bons níveis de antioxidantes, atuam no controle de radicais livres, cuja presença no sangue pode influenciar no desenvolvimento de doenças crônicas.
  • Manutenção da saúde dos olhos – esse fruto também possui boas quantidades de betacaroteno, composto que é precursor da vitamina A. Desse modo, contribui fortemente para a prevenção de doenças oculares, como cegueira noturna e a catarata.
  • Evita o envelhecimento precoce – como é um fruto que possui excelentes níveis de zinco e de vitamina C, o pêssego é muito utilizado na fabricação de dermocosméticos para o tratamento de rugas, por exemplo. Além disso, esses dois compostos auxiliam no combate aos radicais livres, que, dentre outras consequências, causam a degeneração celular na pele. Desse modo, se você quer ter uma “pele de pêssego”, já sabe por onde começar.
  • Auxilia em dietas para perda de peso – o pêssego é um fruto que possui baixos níveis calóricos, boas quantidades de água, além de grande concentração de vitaminas e minerais. Sendo assim, é muito utilizado em dietas para emagrecimento, uma vez que contribui para a saciedade e para a manutenção da saúde do organismo.
  • Manutenção da saúde dos rins e do fígado – o chá desse fruto é extremamente utilizado tanto para o combate de doenças renais, quanto para a eliminação de toxinas do fígado. Além disso, como é um fruto com bons níveis de água, tem efeito diurético, auxiliando na manutenção do bom funcionamento dos rins.
  • Indicado para consumo na gestação – por ser um alimento rico em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, o pêssego é muito indicado para gestantes, visto que essa vitamina é de grande importância para a formação do sistema neural do feto. Além disso, como possui grande quantidade de fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal das futuras mamães.

Pêssego (foto: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2420-pele-de-pessego-sim-senhora)

 

Be the first to comment on "Pêssego, uma das plantas mais cultivadas no sul do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.