Pau-ferro (Caesalpinia ferrea) é uma árvore tipicamente brasileira, comumente encontrada na Mata Atlântica desde o Piauí até São Paulo. Usada desde a antiguidade pelos indígenas, na medicina popular; cujo costume passa de geração em geração.
Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como jacá, árvore-leopardo, ibirá-obi, imirá-itá, jucá, pau-ferro-do-Ceará, jucaína, icainha, muiarobi, muiré-itá e brazilian ironwood (inglês).
Cultivo do Pau-ferro
A árvore pode atingir até 30 metros de altura, prefere clima tropical para seu desenvolvimento, solo úmido sem encharcamento e rico em nutrientes.
Possui tronco liso e cinzento e quando perde a casca fica malhado. A copa é arredondada e ampla. Suas flores são amarelas e aparecem de outubro a maio, preferidas pelas abelhas, que produzem um mel de excelente qualidade. Seus frutos em forma de vagem são duros e marrom-escuros. Propaga-se por mudas ou sementes.
Propriedades terapêuticas
A planta é amplamente utilizada na medicina popular; além de fazer parte da RENISUS, que é a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, antibiótica, cicatrizante, antibacteriana, antimicrobiana, expectorante e hipoglicemiante.
Serve para quê?
Na medicina popular, o extrato das folhas do pau-ferro é indicado para úlceras gástricas e no controle da diabetes. A casca pode ser utilizada para a preparação de xaropes contra asma e bronquite. As frutas são utilizadas para cicatrização de feridas e alívio da tosse.
Ela é usada para fins ornamentais, na produção melífera pelos apicultores, para o reflorestamento de áreas
degradadas; além de empregada em construções civis, porque sua madeira é muito resistente, sendo aproveitada para diversas finalidades; e ainda na fabricação de instrumentos musicais tais como violino e violão.
Onde encontrar?
Ela é comercializada em casas que vendem produtos naturais, em forma de extrato ou casca; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp