Noni exótico mas repleto de nutrientes para a saúde

Noni (Morinda citrifolia L.) originado da Ásia, empregado como planta medicinal por seus inúmeros benefícios para a saúde e por aliviar vários males. Ele é nominado também por amora indiana.

Ele é conhecido pelos asiáticos há mais de 2.000 anos; e vem aos poucos sendo conhecido em várias regiões do mundo e entre os brasileiros, vem conquistando seu espaço aos poucos.

Conheça o Noni

A planta possui médio porte, pois pode alcançar até 10 metros de altura; adapta-se facilmente às intempéries da natureza, mas se estiver em solo rico em nutrientes e receber rega constante, produz frutos quase o ano todo. Seu fruto de coloração verde, fica esbranquiçado e mole quando amadurece e apresenta sabor amargo. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades do Noni

Ele possui diversas propriedades tais como antioxidante, antitumoral, anti-inflamatória, cicatrizante, hipoglicemiante e febrífuga. Ele é rico em vitaminas B, C, K e sais minerais tais como potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio.

De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal do Semi-Árido, Ufersa RN e pela Universidade Federal de Viçosa, UFV MG; mostrou que o fruto apresenta concentração de vitamina C superior a outros alimentos tais como mamão, melão e o abacaxi. Ele deve ser usado com cautela, pois em excesso, pode causar problemas para o fígado e rins.

Utilização do Noni

Ele é ingerido em sucos ou em forma de chá para prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, no controle dos níveis de açúcar no sangue, para saúde das artérias e cicatrização de feridas.

Onde encontrar o Noni?

Ele é encontrado em pomares frutíferos, em quintais de casas de roça, em feiras livres e mercados municipais; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ele tem sido empregado pela indústria cosmética para a fabricação de produtos de cosmetologia para manutenção da saúde da pele e; comumente utilizado no processamento de sucos de uva, amora e cupuaçu.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Noni

Noni

Noni

Noni

Noni

Noni

Be the first to comment on "Noni exótico mas repleto de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.