Graviola saborosa e repleta de nutrientes para a saúde

Avalie esta postagem

Graviola ( Annona muricata L) é uma planta originada das Antilhas e muito comum em quase todas as regiões brasileiras; sendo conhecida também como coração-da-índia.

Ela chegou ao Brasil, desde o início de sua colonização e conquistou seu espaço por ser uma fruta muito saborosa.

Conheça a Graviola

A gravioleira é uma árvore de pequeno porte, que pode atingir até 8 metros de altura, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz frutos de 1 a 2 quilos, que possuem espículas em sua casca, que remetem a pequenos espinhos. Sua propagação pode ser por mudas ou por enxertia.

A fruta deverá ser colhida quando a cor da casca passar do verde-escuro para o verde-claro e as espículas, que são saliências presentes em suas cascas se quebrarem facilmente.

Propriedades da Graviola

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como diurética, antioxidante, cicatrizante, digestiva, hipoglicemiante, inseticida, anti-bacteriana, anti-inflamatória e antitumoral. Ela é rica em vitaminas A, B e C, fibras, e sais minerais tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo.

Utilização da Graviola

Ela é uma fruta aromática, com com polpa branca, de sabor suave e levemente ácido, produz várias sementes na cor preta. A fruta pode ser consumida i natura e na preparação de doces, sucos, mousses, sorvetes, picolés e geleias.

Seu consumo regular auxilia a digestão, prisão de ventre, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na perda de peso, na saúde da pele e no controle dos níveis de insulina sanguínea.

Na medicina popular, suas folhas são usadas em forma de chá para prevenção de tumores e para ajudar na perda de peso.

Onde encontrar a Graviola?

Em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em plantações para finalidades comerciais, em feiras livres, mercados municipais; além de suas mudas serem comercializadas em sites que trabalham com sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Graviola

Graviola

Graviola

Be the first to comment on "Graviola saborosa e repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.