Uma das árvores mais imponentes do mundo, que chamam a atenção pelo seu tamanho é o Baobá, também conhecido como árvore-da-vida e imbondeiro. De nome científico Adansonia digitata, a espécie majestosa é originária do continente africano; sendo bastante frequente nos países de Madagascar, Senegal, onde é, respectivamente, a árvore símbolo do país e o emblema nacional.

Conheça a espécie
O Baobá é uma espécie representante do grande grupo das angiospermas eudicotiledôneas, assim como os girassóis, os ipês e a espatódea. Além disso, assim como o quiabo e o hibisco, essa planta faz parte da família botânica Malvaceae, que se caracteriza por abrigar espécies com um muco, que é bastante conhecido como baba.
Mas, o que realmente chama a atenção nessa espécie, assim como em outras espécies do gênero Adansonia; é o seu tamanho, principalmente seu tronco. Isso porque, além de sua altura, que pode chegar em torno dos 25 a 30 metros, o diâmetro de seu caule pode girar em torno dos 6 metros; devido ao fato de possuir um parênquima aquífero muito desenvolvido para acumular água; haja vista que essa espécie é típica de países extremamente quentes.
Além disso, por ser uma angiosperma, o baobá é uma planta capaz de produzir flores; que são brancas, grandes e de pétalas encurvadas, caracterizadas por um perfume adocicado ao desabrochar, que se desenvolve até um cheiro de carne podre quando mais velhas; sendo sua polinização causada por morcegos frugívoros. Vale ressaltar também que se trata de uma planta caducifólia, que perde todas as suas folhas nos períodos de inverno.

Curiosidades sobre o Baobá
O baobá também origina frutos, que são chamados de Mukua, e que possuem grandes utilidade; visto que a casca é usada como recipiente para alguns líquidos, ao passo que suas sementes são ricas em óleo, que é usado para fins comerciais e industriais.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Além disso, essa espécie também possui propriedades medicinais, para além de seu uso para enfeite em parques ou hortos botânicos; sendo bastante conhecida por ter propriedades antidiarreicas, sudoríferas e adstringentes.
E, vale ressaltar também que não somente os morcegos visitam as belas flores do baobá, mas também algumas espécies de pássaros e insetos utilizam-nas como fonte de nutrientes, auxiliando também na polinização das flores.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp