Espatódea, bela árvore inspiradora de músicas do pop rock brasileiro

A espatódea (Spatthodea campanulata), também conhecida como xixi-de-macaco ou tulipeira-do-gabão, é uma bela árvore encontrada no Brasil. De origem africana, trata-se de uma espécie exótica, frequentemente utilizada na ornamentação de áreas públicas devido a sua coloração avermelhada; a qual chama a atenção em meio ao restante da vegetação local.

Espatódea (foto: https://www.xapuri.info/agroecologia-2/sobre-abelhas-e-espatodeas/)

Descrição da espécie

Essa espécie é uma representante da família botânica Bignoniaceae, dentro da qual também se encontram outras belas plantas ornamentais, como os ipês. Por se tratar de uma eudicotiledônea de porte arbóreo, suas raízes são pivotantes/axiais, bastante robustas, fortes e invasivas, embora não tão profundas; associadas a raízes tabulares. Desse modo, em caso de plantio de sementes de espatódea, recomenda-se a semeadura longe de outras plantas, ou de construções, para evitar o comprometimento pelas raízes.

De porte médio, essa bela árvore pode chegar a uma altura de 25 metros; e seu tronco pode atingir um diâmetro de 50 centímetros, de madeira clara, revestida por uma casca com bastante deposição de suberina. Suas folhas são relativamente grandes, opostas, e compostas por um número variável de folíolos. Além disso, seus frutos assemelham-se a vagens e são deiscentes, contendo sementes aladas no seu interior, que são dispersadas pelo vento.

Suas inflorescências, por sua vez, possui flores extremamente coloridas, podendo ter uma variação de cor desde o amarelo, passando pelo laranja, e chegando ao vermelho. Todavia, vale ressaltar que estudos recentes indicam a morte de abelhas como a jataí, formigas e outros insetos por intoxicação por espatódea. Provavelmente, isso se deve ao fato de as flores e brotos produzirem uma mucilagem tóxica, que se dissolve no néctar, o qual é de grande interesse para estes insetos e algumas aves.

Uma outra curiosidade em relação às flores dessa árvore consiste no fato de que os botões florais, os quais são em forma de bisnaga, contém líquido em seu interior. Este, caracterizado por uma coloração mais amarelada, é muito utilizado em brincadeiras de crianças; e explica um de seus nomes populares, que é xixi-de-macaco.

Inflorescência espatódea (foto: http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/caracteristicas-e-cultivo-da-espatodea-spathodea-campanulata.html)

Cultivo e utilização da Espatódea

Por ser uma planta adaptada aos climas tropical, subtropical e equatorial, pode ser cultivada sob sol pleno, em um solo fértil, bem estercado; sendo aguada diariamente, mas sem encharcar. Sua floração normalmente se dá entre o verão e o outono; ao passo que seus frutos amadurecem no período do inverno.

Quanto à utilização da espatódea para fins medicinais, a decocção da casca aparenta auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue; e esta, in natura, apresenta atividades antimicrobianas, sendo estudada para a utilização na cicatrização de feridas.

Mas não é somente para ornamentação e no tratamento de enfermidades que essa bela árvore é utilizada. Muito pelo contrário. Ela também é inspiração para músicas, como a ‘Espatódea’, do artista brasileiro Nando Reis; que escreveu a canção fazendo uma homenagem a sua filha, Zoé, que é ruiva como o pai, assemelhando-se às flores dessa espécie.

 

Árvore espatódea (foto: https://pixabay.com/pt/photos/tulipa-africana-flor-%C3%A1rvore-red-238662/)

 

Be the first to comment on "Espatódea, bela árvore inspiradora de músicas do pop rock brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.