Azedinha repleta de benefícios para a saúde

Azedinha (Rumex acetosa L.) é de origem europeia; conhecida desde os tempos mais remotos e muito popular entre os indígenas.

Ela é usada desde a Idade Média, como emoliente e depurativo, sendo indicada para tratar os males do fígado.

Atualmente vem sendo descoberta pelos brasileiros e conhecida como PANC; que é uma planta comestível não convencional.

Conheça a Azedinha

Ela é uma hortaliça de fácil cultivo, que prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Possui folhas grandes e verdes arredondadas. Propaga-se pela divisão de touceiras ou pelas sementes.

Propriedades da Azedinha

Ela é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais e possui propriedades antioxidante, diurética, anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica e antisséptica.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na limpeza do organismo.

Ela é rica em ácido oxálico, que em altas doses é prejudicial para quem apresenta problemas nos rins, por isso seu consumo deverá ser moderado.

Utilização da Azedinha

Ela pode ser usada no preparo de saladas verdes, dando um sabor azedo, semelhante ao do limão. É usada ainda para preparo de comidas quentes, como sopas e sucos com laranja e mel, que é uma bebida refrescante, saborosa, relaxante e que ajuda na manutenção da saúde. Ela em forma de chá, ingerido regularmente traz muitos benefícios à saúde.

Na medicina popular, ela é usada em forma de cataplasma para o tratamento do tratamento das acnes, lombrigas, febre e feridas. Outra utilidade da planta é que o suco das folhas, que pode ser usado para coalhar o leite para a fabricação do queijo.

A indústria farmacêutica utiliza a planta para fabricação do remédio bastante popular para o tratamento do câncer conhecido como Essiac.

Onde encontrar a Azedinha?

Ela é encontrada em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Azedinha (Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rumex_acetosa_(1).jpg)

Azedinha (Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rumex_acetosa_(1).jpg)

Azedinha (Foto: http://davesgarden.com/guides/pf/go/311/#b)

Azedinha (Foto: http://davesgarden.com/guides/pf/go/311/#b)

Be the first to comment on "Azedinha repleta de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.