Origem e utilização da Fruta do Sabiá na alimentação e ornamentação

Fruta do Sabiá (Acnistus arborescens) é uma planta de origem americana, sendo encontrada desde a região norte até o sul do continente; além de conhecida como marianeira,  espora-de-galo, marinera, fumo-indígena e tabaco-do-diabo.

Descrição

A árvore é de pequeno porte e pode chegar até 12 metros. Os frutos servem de alimento para uma grande variedade de aves silvestres, entre elas o sabiá (Turdus rufiventris).

Fruta do Sabiá (foto https://www.ecolheitas.com.br/marianeira-fruta-do-sabia-acnistus-arborescens/prod-6666315/)

Possui ramos finos e sua madeira é leve e frágil. As folhas são simples, alternas, elípticas a lanceoladas, com a página superior glabra e a inferior ligeiramente tomentosa.

As flores são brancas, sendo preferidas por insetos e aves, além de surgir quase o ano todo, mas com mais intensidade na primavera e verão. Possuem formato tubular, campanulada, perfumadas e se reúnem em inflorescências do tipo fascículo, ao longo dos ramos maduros, nos espaços onde não há folhas.

Os frutos são bagas globosas, suculentas, numerosas e pequenas, de cor laranja quando maduras, muito brilhantes. Eles são atrativos para os passarinhos, que fazem a maior farra durante os períodos de frutificação.  Os frutos também alimentam uma diversidade de peixes quando a árvore é plantada próximo a cursos d’água como rios e lagos. As sementes são abundantes, de cor parda clara, e são responsáveis pela propagação da planta.

Ela prefere sol pleno ou meia sombra, solo úmido e rico em nutrientes, sendo encontrada próxima a rios e lagos. Quando adulta tolera solos mais secos e até pequenos períodos de estiagem.

Possui crescimento rápido e exige pouca manutenção, podendo ser conduzida como arvoreta ou arbusto; além de adaptar a diferentes locais, até mesmo em pequenos vasos.

Fruta do Sabiá (foto https://toptropicals.com/catalog/uid/acnistus_arborescens.htm)

Serve para quê?

Os frutos de sabor adocicados são usados in natura, na forma de licores, geleias, sucos, sorvetes, caldas e na preparação de molhos para acompanhamento de variadas receitas culinárias.

Onde encontrar

Ela é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas, além de cultivada em pomares frutíferos e pequenos quintais.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Fruta do Sabiá na alimentação e ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.