Aplicações e propriedades medicinais do Verato

Verato (Veratrum álbum L) é uma planta de origem asiática, conhecida por outros nomes populares tais como veratro, heléboro branco, veratro ranco e eléboro blanco.

Ela é usada desde a antiguidade, pelos indígenas para caçar, pois seu veneno era aplicado, nas pontas das flechas para abater o alvo.

Descrição

Verato

Verato (foto https://naturespoisons.com/2018/05/22/mistaken-identity-gentiana-lutea-veratrum-album/)

A planta é de pequeno porte e pode chegar até um metro de altura. Prefere locais altos e com certa umidade para seu crescimento. Produz belas flores brancas, em forma de panícula, que atraem muitos insetos. O fruto é em forma de cápsula.Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

Ela possui propriedades medicinais tais com hipotensora, anti-inflamatória, antirreumática, sudorífica, vasodilatadora, hipotensora, febrífuga e anestésica.

Ela possui os seguintes constituintes químicos que são alcaloides venenosos como veratrina, protoveratrina A e B, substâncias amargas, resina e ácidos orgânicos.

Serve para quê?

Vearto

Verato ( foto https://commons.wikimedia.org/wiki/Veratrum_album)

Na medicina popular, os rizomas são os mais utilizados, mas com bastante cautela, pois a planta possui alta toxicidade.

Ela é usada para a fabricação de alguns medicamentos para tosse e problemas de reumatismo; além de ajudar na saúde do coração, mas ela deve ser indicada por profissional da área, por causa de sua toxicidade.

Onde encontrar?

Ela pode ser encontrada em sites que comercializam sementes e mudas e plantas e em farmácias de manipulação e drogarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações e propriedades medicinais do Verato"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.