Rapadura de rapa, tradição adocicada que está meio esquecida

Rapadura de rapa é uma tradição das roças brasileiras; que esteve presente nos pequenos engenhos brasileiros até final do século XX.

A produção artesanal da rapadura é um evento que está se tornando cada vez mais raro de se ver, pois os pequenos engenhos movidos a bois praticamente desapareceram.

A produção da rapadura tornou-se um empreendimento e, logicamente, passou por uma modernização na forma de ser fabricada. Dessa forma, determinados produtos outrora elaborados nos pequenos engenhos começaram a desaparecer.

Praticamente não se vê mais à venda:  puxa (aquele material doce que gruda nos dentes, mas é muito bom), melado, mané branco e a tal rapadura de rapa.

Mas, o que é essa rapadura de rapa? Provavelmente, se você, leitor, nunca acompanhou a produção artesanal da rapadura, nunca deparou com esse tipo de rapadura.

Como fazer a rapadura de rapa?

Para produzir a rapadura tradicional, a massa quente retirada da tacha (onde a garapa é fervida e se transforma em melado) vai para uma canoa (chamada resfriadeira); onde é resfriada antes de ir para a mesa (normalmente de pedra); é aí que ela será cortada com pequenas réguas de madeira de modo a obter os “tijolos” de rapadura.  A retirada da massa é feita usando-se o reminhol.

Uma parcela da massa contida na resfriadeira acaba não sendo retirada, uma vez que começa a endurecer dentro da própria resfriadeira. É essa massa que é retirada com puxavante; pá ou outro objeto e colocada na mesa para ser cortada.

O resultado é uma rapadura de aspecto mais rústico, uma vez que a massa mais firme não assenta certinho, deixando a rapadura mais “enrugada”. Essa é a rapadura de rapa, para muitos, mais saborosa que a rapadura tradicional e; por isso, muito disputada nos engenhos que mantêm a tradição da produção da rapadura artesanal.

Tradição ainda presente nas roças brasileiras

Ainda há casas de roça que mantêm a tradição e geralmente prepara a iguaria para ser degustada pelos parentes ou pelos vizinhos, que ficam encantados com o sabor extremamente adocicado.

Há locais que têm o turismo rural como atração e resgatam esses costumes tão presentes à época do Brasil Colonial.

Melado sendo retirado com reminhol (Foto: Evandro Marques)

Rapadura

Rapadura (Foto: Evandro Marques)

Rapadura de Rapa

Rapadura de rapa (Foto: Evandro Marques)

Rapadura de Rapa

Rapadura de rapa (Foto: Evandro Marques)

Be the first to comment on "Rapadura de rapa, tradição adocicada que está meio esquecida"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.