Balsamina (Impatiens balsamina) é originária da Ásia, conhecida por vários nomes tais como beijo-de-frade, não-me-toques, ciúmes e papagaio.
Cultivo
Ela é uma erva anual, que atinge de 20 a 75 cm de altura; produz flores de 2 a 5 cm de diâmetro que podem ser de cor rosa, violeta, roxa, vermelha, laranja ou branca, preferidas pelos insetos.
As folhas verde-brilhantes, que medem entre 4 e 12 cm de comprimento e 1,5 a 3 cm de largura, são dispostas alternadamente ao longo das hastes suculentas, lanceoladas-elípticas e possuem margens serrilhadas.
O fruto, em forma de cápsulas, contém várias sementes; e quando amadurece, estoura expulsando as sementes para longe da planta.

Ela é de fácil cultivo e por possuir crescimento rápido, é considerada como erva daninha. Ela prefere solos ricos em nutrientes, temperatura tropical, rega constante sem encharcamento e luz solar boa parte do dia, mas não tolera geadas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propaga-se pelas sementes ou mudas. Pode ser cultivada em canteiros, pequenos jardins, vasos e jardineiras, sendo usada amplamente para finalidades ornamentais.
Propriedades Terapêuticas
Ela apresenta as propriedades refrescante, antifúngica, cicatrizante e antibacteriana, sendo muito popular na medicina natural.
Serve para quê
Ela é usada como alimento, pois suas folhas e brotos jovens são cozidos e comidos como vegetais. As sementes são ingeridas cruas ou cozidas, além de usadas como especiarias.

Na medicina popular, é usada para aliviar dores nas articulações; queimaduras e picadas de insetos.
As folhas maceradas são aplicadas em verrugas. O pó da semente é oferecido às mulheres, em trabalho de parto para aumentar sua força. Suas folhas e folhas são usadas para fabricação de corantes, usados em diversas aplicações.
Seus frutos maduros eram os preferidos pelas crianças de roça, que adoravam estourá-los, para disseminar a planta que coloria os jardins e quintais das casas.
Onde encontrar?
Encontrado em sites que comercializam plantas, em lojas de produtos naturais, em canteiros e jardins, sendo de fácil cultivo e muito popular.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp