Arapari, origem, propriedades medicinais e suas aplicações

Arapari (Macrolobium acaciifolium) é planta de origem americana, conhecida por vários nomes tais como Arapari-da-várzea, Arapari-branco, Angelim-vermelho, Arapary, Arepillo, Arepito, Faveira Arapary, Parapari e Pashaquilla.

Ela é nativa da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil ela é encontrada desde o Amazonas até o Paraná.

Arapari

Arapari (foto https://www.kew.org/science/tropamerica/imagedatabase/large1/cat_single1-2471.htm)

Descrição

A planta atinge entre 30 a 40 metros de altura, com diâmetro de tronco de 100 cm. Produz tronco reto e cilíndrico sem contraforte, livre de ramos até a metade do comprimento da árvore.

Ela habita locais úmidos e beiradas de rios e lagoas. Produz flores brancas, que atraem variados insetos. Propaga-se por sementes ou mudas. É uma espécie longeva, que pode passar de 500 anos de idade.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Serve para quê?

Os principais usos desta espécie consiste no aproveitamento do óleo, que é extraído das sementes pela indústria. Sua madeira é usada para infinitas finalidades; além de suas sementes serem empregadas na confecção de biojoias.

Arapari

Arapari (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:505635-1)

Os frutos são aproveitados para a confecção de artesanato, na produção de colares, abajures, cortinas e brincos.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em locais próximos de rios e lagos; e em pequenas vegetações de chácaras e fazendas, ou em parques tais como o Anavilhanas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Arapari, origem, propriedades medicinais e suas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.