Louva-a-deus, um dos animais mais ferozes do planeta

Louva-a-deus é um animal invertebrado pertencente à classe dos insetos, conhecido popularmente por ter suas patas voltadas pra cima, em forma de oração. Por ser um inseto, compartilha características básicas com outros animais, como as abelhas e cigarras, tais como a presença de um par de antenas e de 3 pares de patas, além do corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Esses animais possuem o primeiro par de patas modificados como se estivessem orando, o que confere o nome a esses animais.

Como vivem?

Esses animais são divididos em cerca de 2400 espécies, sendo que a maioria delas vive em áreas tropicais, principalmente em jardins e matas, e possuem uma capacidade de camuflagem fantástica. São seres que se alimentam de diversos tipos de animais, e não se deixam amedrontar pelo tamanho; os louva-a-deus se alimentam de moscas, mariposas, mas também podem se alimentar de serpentes, anfíbios e pássaros. São seres que apresentam dimorfismo sexual, isto é, os machos são diferentes das fêmeas, sendo estas maiores e mais pesadas que aqueles. É importante ressaltar que esses animais lutam pelas fêmeas até a morte, e após a cópula, é comum que as fêmeas decepem a cabeça dos machos; muitos cientistas acreditam que seja devido aos nutrientes necessários parra o desenvolvimento dos ovos.

Animais ferozes?

Pelo fato de se alimentarem de animais bem maiores que eles, percebe-se que os louva-a-deus são bem ferozes. Isso ocorre por uma série de adaptações que foram surgindo, e se mostraram bastante úteis na captura de presas. A presença de espinhos nas patas dianteiras promove melhor manipulação de alimento; possuem cabeça que gira 180°, permitindo melhor visualização do ambiente. Também possuem 2 olhos para captação de movimento e 3 ocelos, olhos modificados para captura de luz, que permitem visão privilegiada; sua capacidade de camuflagem com os galhos e folhas dos locais onde vivem também é uma característica importante; seja para se alimentarem, seja para se defenderem de possíveis predadores.

Importância ecológica

Louva-a-deus (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Os louva-a-deus, embora comumente conhecidos como animais violentos e ferozes, são animais de grande importância para a natureza. Não possuem veneno e não picam. Além disso, são muito utilizados no controle de outros animais, o que é chamado de controle biológico, uma vez que se alimentam de seres que podem ser considerados pragas agrícolas.

Curiosidades

Uma curiosidade bastante interessante sobre eles, é que existe um movimento do Kung Fu em homenagem aos louva-a-deus, haja vista sua incrível capacidade de luta, seja para conseguir presas, seja para se defender.

Be the first to comment on "Louva-a-deus, um dos animais mais ferozes do planeta"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.