Agonandra é de origem americana e preferida por alguns animais

Agonandra (Agonandra excelsa) é uma planta de origem americana, sendo encontrada em variadas regiões brasileiras e em outros países do continente tais como Bolívia, Paraguai e Argentina.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como Pau-marfim, pau-marfim-da-mata, pau-cascudo, cerveja-de-pobre e quina.

Agonandra

Agonandra (foto http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/imagens/59054f154183bf55eb3c88468b3797e2266.jpg)

Descrição

A árvore possui médio porte e pode atingir entre 8 e 10 metros de altura. Ela produz copa cilíndrica, que pode conter entre 20 a 40 cm de diâmetro; além de conter uma casca grossa. Suas folhas caem na estação de escassez de chuva.

Prefere locais úmidos e luz solar boa parte do dia. Habita florestas e locais selvagens.

Produz flores masculinas e femininas, na mesma árvore, que aparecem nos meses de agosto e setembro, e que são preferidas pelos insetos.

Seus frutos são suculentos e possuem entre 2 e 23 cm de diâmetro, possui cor amarelada, quando maduros; e fazem parte da dieta de pássaros, animais terrestres, primatas e morcegos. Propaga-se por mudas e sementes, que são dispersas por animais silvestres.

Serve para quê?

A madeira possui textura fina, bem resistente para corte e ataques de organismos comedores de madeira. Ela é usada para produção de utensílios domésticos e pequenas criações de artistas tais como esculturas; alem de empregada em área de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Be the first to comment on "Agonandra é de origem americana e preferida por alguns animais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.