Morango-silvestre, fruto versátil para a saúde e para a indústria

O morango-silvestre é um pequeno fruto avermelhado proveniente dos países da África e Ásia, bastante adaptado ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil. Conhecido também como framboesa-do-mato e amora-do-mato, esse frutinho vem despertando a curiosidade de muitas pessoas não somente por seu uso na indústria de cosméticos, mas também por sua utilização na medicina popular.

Embora seja mais encontrado em regiões de clima ameno, a espécie Rubus rosifolius é de fácil cultivo, e bastante comum em jardins ou em parques, sendo muitas vezes confundido com alguma espécie de mato comum. Conheça a seguir, um pouco mais sobre a espécie e sua utilização para a manutenção da boa saúde.

Morango-silvestre (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Características da espécie

O morango-silvestre é uma espécie do grande grupo das angiospermas, também conhecidas como plantas com flores e frutos, sendo uma representante da família Rosaceae, em que estão classificadas algumas espécies frutíferas, como pêssego, maçã e pera, além da rosa que, embora muitos não saibam, também produz frutos.  Mas, em termos de características, a framboesa-do-mato possui um porte arbustivo, com ramos bem alongados, e folhas glabras, divididas em cerca de 3 folíolos.

Mas, um ponto que chama a atenção nessa espécie são suas flores, que possui coloração esbranquiçada, com 5 pétalas e diversos estames que podem ser visualizados no centro. Além disso, os frutos, que atraem tanto crianças quanto adultos, são avermelhados, do tipo drupa, e apresentam um aroma bem peculiar e que atrai diversos animais dispersores de sementes.

Flor da framboesa-do-mato (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Utilização e benefícios do Morango-silvestre

Na indústria de cosméticos, a utilização do morango-silvestre se concentra principalmente em suas folhas, visto que há princípios ativos que contribuem para reduzir a carga de micro-organismos nos produtos desenvolvidos. Mas, na sabedoria popular, seu uso é bastante variado, de modo que as principais partes utilizadas são os frutos, brotos e raízes.

Desse modo, além das propriedades edulcorante, refrescante e diurética, o chá das raízes também é usado para inflamações de garganta, além de auxiliar na depuração de doenças renais. Vale ressaltar ainda que as folhas são usadas também por sua ação cicatrizante de feridas por meio da aplicação de uma pasta feita de suas folhas sobre panos finos que estão sobre a pele; além de possuírem atividade revigorante e tônica. Desse modo, percebe-se que algumas formas de usar o morango-silvestre são na forma de infusão, decocção, xarope, cataplasma, dentre outras.

Onde encontrar o Morango-silvestre?

Encontrado principalmente em regiões mais amenas, como nas estradas do Sul e Sudeste, e em parques, como o Parque Oschin, em Monte Verde; a amora-do-mato pode ser encontrada também na forma de sementes em diversas lojas online. Contudo, para garantir que a compra seja da espécie correta, o ideal é fazer a busca usando o nome científico Rubus rosifolius, uma vez que o nome popular pode variar de região para região.

Morango-silvestre (Foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Morango-silvestre, fruto versátil para a saúde e para a indústria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.