Agrimônia (agrimonia eupatoria) é uma planta amplamente utilizada na medicina popular, sendo objeto de vários estudos científicos, por causa de suas propriedades.
Ela é conhecida popularmente por eupatória, erva-dos-gregos ou erva-hepática, sendo de origem europeia, mas encontrada em diversas regiões do planeta.
Seu nome é de origem grega e anglo-saxônica, sendo empregada primeiramente, na medicina popular, para alívio de problemas oculares.
Cultivo
A planta é uma erva peluda, que atinge até um metro de altura, com caule ereto, folhas verde-escuras, que são dentadas, pinadas e na parte inferior são aveludadas.

Produz belas flores amarelas hermafroditas, em forma de cacho, que atraem variados insetos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Os frutos, em forma de aquênio, nascem aderentes ao caule, cobertos de pelos eriçados, que grudam à roupa da mesma forma que o picão.
Propaga-se por mudas ou sementes e possui fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação ao solo e frequência de rega, mas não tolera temperaturas muito altas. Ela habita matas, bordas de bosques, bordas de rios e pastos.
Propriedades terapêuticas
Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como antidiarreica, adstringente, cicatrizante, purificadora do sangue, estimulante da contração vesicular, diurética, digestiva, dermatológica, anti-inflamatória oral e age como protetora hepática.
Serve para quê?
As folhas e flores são as partes da planta mais frequentemente utilizadas para fazer infusões, decocções ou cataplasma.

Ela é usada, na medicina popular, para males da digestão, incômodos menstruais, coceiras e machucados na pele; além de ajudar a aliviar tosses, gripes, inflamações na boca e oculares. Na forma de emplastro pode ser usada na cicatrização de feridas.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em sites que comercializam plantas, farmácias de manipulação, drogarias e mercados municipais; além de fazer parte de jardins e canteiros como planta ornamental.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp