Laranja: benefícios dessa fruta cítrica tão versátil e saborosa

A laranja é um dos representantes mais famosos do grande grupo das frutas cítricas, no qual se encontram os frutos com alto teor de ácido cítrico. Além de ser consumida devido à sua versatilidade, visto que faz parte tanto de receitas doces, quanto salgadas, e até mesmo compondo deliciosos drinques; a laranja é um fruto que chama muito a atenção por seu alto teor de vitaminas e minerais, os quais contribuem fortemente para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Desse modo, embora exista uma grande variedade de tipos de laranjas, que variam entre si de acordo com sabor, suculência, azedume, dentre outros aspectos; elas compartilham entre si o fato de serem ricas em compostos de grande importância para a saúde, tais como: vitaminas A, do complexo B e C; fibras; cálcio, magnésio, fósforo, além de flavonoides com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Laranja (Foto: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/conheca-os-tipos-de-laranja-mais-comuns-e-saiba-como-usa-los-da-melhor-forma_a8374/1)

Benefícios da Laranja para a saúde

  • Aumento da imunidade – um dos principais motivos pelos quais a laranja é conhecida consiste na sua grande contribuição para o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque ela possui altos níveis de vitamina C, que estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a diversos patógenos. Além disso, a vitamina A e o cobre presentes nesse fruto também contribuem para o aumento da imunidade.
  • Bom funcionamento do intestino – por ser um fruto rico em fibras, a laranja contribui fortemente para o bom funcionamento intestinal, auxiliando na sua motilidade e na manutenção de uma microbiota saudável; evitando assim, a prisão de ventre.
  • Manutenção da saúde cardiovascular – as fibras existentes na laranja contribuem fortemente para a redução dos níveis de colesterol LDL, também chamado de colesterol ruim, e que são responsáveis pelo desencadeamento de doenças cardíacas como o infarto. Além disso, os antioxidantes presentes nela atuam evitando a ação de radicais livres nos vasos sanguíneos; ao passo que o potássio é um mineral de grande importância para a saúde muscular do coração.
  • Auxilia no emagrecimento – a laranja também é um fruto muito utilizado em protocolos para a perda de peso devido ao fato de as fibras e a vitamina C possuírem um papel de grande importância na garantia de saciedade; além de ser um alimento com baixo valor energético.
  • Prevenção do envelhecimento precoce – devido ao alto índice de vitamina C, que além de possuir ação antioxidante, também contribui para a produção de colágeno pelo organismo; esse fruto auxilia na manutenção da saúde da pele, evitando danos causados pelos radicais livres, além de melhorar a elasticidade desse órgão tão importante.
  • Manutenção da saúde ocular – por ser um fruto com altos níveis de betacaroteno, que é um dos precursores para a formação da vitamina A, a laranja é de grande importância para a manutenção da saúde dos olhos. Isso se deve ao fato de que a vitamina A é necessária para a produção de rodopsina, cuja carência pode causar doenças oftálmicas, como a cegueira noturna.
  • Auxilia no combate à anemia – a vitamina C presente nesse fruto atua de modo a contribuir para a absorção de ferro pelo organismo, mineral cuja carência provoca anemia.
  • Contribui para a saúde dos ossos – outro ponto importante consiste no fato de que os minerais presentes nesse fruto, como magnésio, cálcio e fósforo estão relacionados ao aumento da densidade óssea, e, consequentemente, à manutenção da saúde dos ossos e à prevenção de doenças como a osteoporose.

Laranjas (foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/conjunto-de-fruta-laranja-suculenta-fresca-sobre-a-natureza-verde_5497527.htm)

 

Be the first to comment on "Laranja: benefícios dessa fruta cítrica tão versátil e saborosa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.