A Lenda do Sol: a origem desse grande astro

Uma das lendas mais comuns da região Amazônica, e não tão conhecidas no restante do país é a Lenda do Sol, que explica a origem desse astro indispensável à vida.

Assim como a Lenda do Boto, a Lenda do Sol e da Lua, e tantas outras; essa história vem passando entre gerações, e resgatando as tradições do folclore brasileiro em diferentes regiões do país. Conheça um pouco mais sobre essa história a seguir.

Lenda do Sol (imagem: Canva)

Lenda do Sol (imagem: Canva)

A Lenda do Sol

Reza a lenda que, há muito tempo, vivia entre os índios Tucuna um moço forte e bonito chamado de Sol; que ajudava sua velha tia no preparo da tinta de urucu para a festa da Moça-nova.

Seu papel consistia em ir até as matas trazer uma madeira bem avermelhada, que era chamada de muirapiranga. Essa madeira, era usada como lenha para esquentar a tinta do urucu preparada por sua tia, que seria utilizada para pintar os Tucuna.

Contudo, a velha tia era muito reclamona, e, mesmo em um dia em que Sol trouxe muita madeira da mata, ela continuava a resmungar; e o rapaz ficava cada vez mais enfurecido. Certo dia, cansado daquela situação, decidiu que beberia o urucu fervendo, e sua tia consentiu, desejando que o belo rapaz morresse.

À medida que Sol ia bebendo o urucu, ia ficando cada vez mais vermelho, até que subiu aos céus. Por lá, ficou por entre as nuvens, e começou a ser responsável por iluminar e esquentar o mundo todo, todos os dias.

Be the first to comment on "A Lenda do Sol: a origem desse grande astro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.