Papagaio-de-peito-roxo, bela ave habitante da Mata Atlântica

Rate this post

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), também conhecido como curraleiro e papagaio-de-coleira, é uma bela ave da ordem Psittaciformes. Ao contrário do que seu nome científico indica, esse psitacídeo não ocorre na região Amazônica; sendo encontrado, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste, sendo endêmico do bioma de Mata Atlântica.

Papagaio-de-peito-roxo (foto: http://www.klimanaturali.org/2018/08/Amazona-vinacea.html)

Descrição da espécie

O curraleiro é uma ave da ordem Psittaciformes, na qual se encontram outros representantes imponentes, tais como a arara-vermelha e o periquito-tuim. Desse modo, se caracteriza principalmente por apresentar um bico adunco de base mais larga para facilitar a apreensão das sementes das quais se alimenta.

Todavia, algumas outras características fazem dessa espécie dona de uma beleza peculiar: além de seu tamanho relativamente pequeno, que gira em torno de 35 centímetros de comprimento; ele chama a atenção pela presença de uma plumagem de cor roxa na região do peito, o que explica seu nome popular. Além disso, a região do colar possui penas mais longas, também arroxeadas; ao passo que a região do loro, da parte superior das asas e a porção inferior das retrizes possuem uma coloração mais avermelhada. Vale ressaltar também que essa espécie não apresenta dimorfismo sexual, de modo que a sexagem dos indivíduos é feita somente através de exames laboratoriais.

Amazona vinacea (foto: https://www.mascotarios.org/pt/amazona-vinosa/)

Hábitos do papagaio-de-peito-roxo

O papagaio-de-coleira é uma espécie de ave que apresenta hábitos frugívoros, se alimentando, dessa forma, de frutos. Contudo, também se alimenta de flores, folhas e sementes; sendo que o pinhão, semente da Araucária, árvore símbolo do estado do Paraná, é uma das preferências alimentares desse animal.

Já no que se refere à reprodução, esta ocorre preferencialmente durante a primavera; quando o casal constrói seu ninho em árvores ocas de matas mais secas. Lá, a fêmea coloca de 2 a 4 ovos, que são incubados por um período de 30 dias. Além disso, é importante lembrar que o  papagaio-de-peito-roxo possui uma boa expectativa de vida, que pode chegar aos 26 anos de idade.

Ameaças ao curraleiro

Como é de se imaginar, o papagaio-de-coleira é considerado uma espécie que se encontra em risco de extinção; visto que habita uma área que vem sendo continuamente devastada ao longo dos anos: a Mata Atlântica. Contudo, a caça predatória e o tráfico de animais silvestres são práticas que contribuem fortemente para o declínio populacional da espécie.

Curraleiro (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Taubenhalsamazone_(Amazona_vinacea).JPG)

Be the first to comment on "Papagaio-de-peito-roxo, bela ave habitante da Mata Atlântica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.