Propriedades medicinais da Grindélia para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Grindélia (Grindelia robusta) é uma planta de origem americana, muito conhecida entre os indígenas e empregada na medicina popular por causa de suas propriedades medicinais.

Encontrada em toda a América, reunida em mais de 65 variações;  nominada popularmente de girassol do mato e girassol silvestre. Ela é usada desde a antiguidade para alívio de diversos males.

Descrição da Grindélia

A planta pode alcançar entre 50 a 90 cm, prefere locais úmidos e solos ricos em nutrientes, mas é tolerante a ambientes mais secos e temperatura mais altas.

Grindélia ( //www.etsy.com)

Suas folhas são peludas e as flores são belas e em tonalidades amarelas. É considerada como planta daninha, pois cresce facilmente por entre outras culturas. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

Ela é rica propriedades medicinais tais como antiespasmódica, aromática, cicatrizante, diurética, expectorante, hipotenso, relaxante cardíaca, sedativa, tônica, demulcente e diaforética.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular, para alívio de tosses, bronquites, infecções urinárias, relaxante e para aliviar coceiras das picadas de inseto; além de ajudar na cicatrização de queimaduras e machucados.

Suas folhas e flores são usadas em forma de chá, emplastro, tinturas, óleos essenciais e na forma de banho, sendo aplicada ainda em forma de massagem.

Empregada ainda em projetos paisagísticos, na formações de bordaduras de canteiros e para a formação de cercas vidas.

Grindélia (foto //herbies-herbs.com/grindelia-p919)

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em terrenos baldios, em canteiros, jardins ou sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais da Grindélia para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.