Dentre as lendas que fazem parte do folclore brasileiro, a lenda da Iara, do Curupira, e a do Sol e da Lua são bastante conhecidas. Mas, você sabia que existe também a lenda do Rio Amazonas?
Essa lenda de origem amazônica, conta a história desse grande rio através de uma história de amor entre 2 jovens indígenas; que não podiam viver esse grande amor.

Lenda do Rio Amazonas (imagem: Canva)
A Lenda do Rio Amazonas
Reza a lenda que, no coração da floresta amazônica, viviam dois jovens apaixonados, que sonhavam em se casar e viver juntos. A moça, chamada de Lua, vestia-se sempre de prata, e vivia à noite; ao passo que ele, chamado de Sol, se vestia sempre de dourado, e saía durante o dia.
Embora sonhassem em se casar, tal casamento não poderia ocorrer, pois, se isso acontecesse, o mundo acabaria de tanto calor, e seria completamente destruído.
Ao saber disso, Lua ficou muito triste, e chorou dias e noites seguidos. Suas lágrimas desceram as montanhas e foram em direção ao mar. Este, por sua vez, ficou enraivecido, e não aceitou que as lágrimas da Lua atingissem suas águas.
Por isso, as lágrimas do longo choro da bela jovem Lua, cavaram um grandioso vale, que também permitiu a origem de várias serras e montanhas. Nesse vale, as lágrimas da Lua foram se alojando, e inundaram grande parte da região, originando assim o Rio Amazonas, um dos maiores rios do mundo.
Be the first to comment on "A Lenda do Rio Amazonas: a origem desse gigante amazônico"