Gérbera, uma das inflorescências mais populares na ornamentação

Rate this post

Assim como existem diversas plantas que são utilizadas com fins medicinais, tais como a maçã-de-elefante, o abacaxi, dentre outras; diversas plantas têm sido cultivadas para a ornamentação. Seja na decoração de interiores, como o lírio-da-paz e a espada-de-são-jorge; ou na decoração de ambientes externos, como os ipês, as inflorescências e suas flores vêm conquistando espaço no coração dos brasileiros, que se tornaram extremamente adepto ao ato de “cuidar de plantinhas”.

Mas, vale ressaltar ainda que existem diversas flores utilizadas para a composição de buquês e para a ornamentação de eventos, como a Gérbera (Gerbera spp.); planta de origem em climas temperados, que se mostra ideal para a decoração de arranjos em diversos ambientes, principalmente pela diversidade de colorações que apresenta, podendo chegar a cerca de 24 cores.

Gérbera (foto: https://comoplantar.top/flores/flor-gerbera/)

Conheça um pouco mais sobre a espécie

A gérbera é uma das representantes do grande grupo das angiospermas eudicotiledôneas da família botânica Asteraceae, na qual são encontrados os girassóis comuns, girassóis mexicanos e margaridas. Desse modo, se caracteriza pela presença de uma inflorescência do tipo capítulo, composta tanto de flores hermafroditas no centro, quanto de flores femininas na extremidade; que podem chegar a cerca de 10 centímetros de diâmetro.

E é importante ressaltar também alguns dos principais motivos pelos quais essa planta é uma das queridinhas da decoração: sua altura não passa dos 40 centímetros, sendo ideal para o cultivo em vasos e em locais menores. Além disso, por ser uma planta típica da América do Sul e da região de Madagascar, se adapta bem a climas mais quentes, que ocorrem em todo o Brasil; e é tipicamente perene, e bem adaptada a climas secos.

Outro ponto bem legal a ser conhecido sobre essa espécie consiste no fato de que, por ser muito utilizada em buquês e arranjos de presentes, algumas de suas cores foram associadas a significados bem interessantes. Desse modo, a gérbera branca retrata a inocência e pureza, sendo muito utilizada em casamentos. Já a gérbera rosa tem sua associação direta com a sensualidade e o amor, sendo muito utilizada em forma de presente de dia dos namorados, ou outra data romântica. E, por fim, a gérbera amarela é associada à alegria e à prosperidade, sendo usada na decoração de ambientes.

Gerbera spp. (foto: https://www.significados.com.br/gerbera/)

Como cultivar a Gérbera?

Um dos modos mais comuns de começar o cultivo dessa espécie consiste em plantar a semente diretamente, visto que há diversas lojas especializadas na venda de sementes já selecionadas; embora seja muito comum conseguir mudas dessa espécie, principalmente na cidade das flores, Holambra. Com isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, visto que a planta não gosta de água em excesso, e também deve ser altamente fértil e levemente ácido; sendo fibras de coco um substrato muito utilizado e recomendado no cultivo dessa espécie.

Outra dica bem interessante consiste em realizar o plantio em vasos, visto que isso auxilia a reduzir chance de doenças, além de evitar competição por nutrientes com outras plantas. Após a germinação da gérbera, é importante que a rega seja feita de 2 a 3 vezes por semana, de modo que o solo não fique seco e nem encharcado. Além disso, a poda deve ser feita sempre que necessário, visto que ajuda a eliminar folhas antigas, além de estimular a floração, que deve ocorrer em torno de 2 meses após o plantio.

 

Be the first to comment on "Gérbera, uma das inflorescências mais populares na ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.