Lírio da Paz, planta de beleza exuberante que desperta curiosidades

Rate this post

O lírio da paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das plantas mais conhecidas para a ornamentação dos interiores das casas brasileiras. Originário da região da América Central, é uma planta extremamente comum em todo o continente americano, sendo cultivada de norte a sul; e que chama a atenção de olhares curiosos não somente por sua beleza, mas também por seu perfume bem peculiar.

Lírio da paz (foto: https://www.shamballasgarden.com.br/lirio-da-paz-p657.html)

Descrição da espécie

O lírio da paz é uma angiosperma do grande grupo das monocotiledôneas, dentro do qual se encontram outras belas e famosas espécies, como a Espada-de-São-Jorge, a Cana-de-açúcar e o Milho. Desse modo, além de raízes fasciculadas, essa planta chama a atenção pelo verde brilhante de suas folhas, que são bastante alongadas; mas, principalmente pela inflorescência do tipo espádice.

Essa inflorescência é constituída de uma espiga, que normalmente apresenta uma coloração mais amarelada, sendo repleta de pequenos caroços, e é revestida por uma bráctea bem desenvolvida e modificada, chamada de espata. Esta, por sua vez, no lírio da paz se apresenta na coloração esbranquiçada, sendo extremamente vistosa e bela.

Cultivo do Lírio da Paz

Por ser uma planta muito presente nas casas brasileiras, existem diversas dúvidas em relação ao seu cultivo e aos cuidados necessários para garantir a floração dessa espécie. Em razão de sua origem, é uma planta que necessita de bastante umidade, calor, e cerca de 2 horas de sol bem fraco durante o dia; não sendo necessário mais do que isso. Vale ressaltar que essa pequena quantidade de luz solar é necessária para que haja o desenvolvimento da inflorescência.

É importante deixar claro ainda que, há casos em que as folhas começam a se apresentar levemente queimadas nas pontas, fato que pode estar sendo causado pela alta incidência de ventos em sua planta, ou ainda pela alta incidência de sol. Desse modo, é importante levá-la para um local com pouco vento, e incidência de luz solar no início da manhã, ou no final da tarde. Além disso, deve-se realizar a poda esporádica para garantir o melhor desenvolvimento do vegetal.

Lírio (foto: https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/lirio-da-paz/)

Utilização da espécie

Um uso bastante popular dessa bela planta se dá, não somente para a ornamentação de casas, mas também para a confecção de buquês de noivas, visto que ela é associada à pureza, ao matrimônio e à castidade. Além disso, é importante ressaltar também que o lírio da paz apresenta propriedades terapêuticas, como cicatrizante e antisséptica; embora algumas substâncias presentes nessa planta também possuam efeito relaxante para o organismo.

Be the first to comment on "Lírio da Paz, planta de beleza exuberante que desperta curiosidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.