Espada de São Jorge, grande amuleto das casas brasileiras

A espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma planta bastante comum nas casas brasileiras, utilizada como um amuleto contra diversos males. Conhecida também como rabo-de-lagarto ou língua-de-sogra, essa planta, além de chamar a atenção por sua beleza bem peculiar, está relacionada com o misticismo e a fé de muitos brasileiros que acreditam em seus poderes de proteção do lar.

Espada de São Jorge (foto: iStock/Getty Images Leia mais em: https://veja.abril.com.br/blog/jardineiro-casual/sarava-espada-de-sao-jorge-a-planta-que-e-pau-para-toda-obra/)

Descrição e cultivo da espécie

A língua-de-sogra é uma planta do grande grupo das monocotiledôneas, dentro do qual se encontram algumas espécies famosas como o milho e a cana-de-açúcar, além do lírio da paz. Dentro desse grupo, a espada de São Jorge está classificada dentro da família Asparagaceae, e se caracteriza por apresentar um porte herbáceo de desenvolvimento relativamente lento.

Seu caule é do tipo rizoma, sendo um caule que cresce horizontalmente em relação ao solo; e suas folhas representam a porção mais chamativa e de destaque nessa espécie, possuindo uma coloração verde-oliva, com bordas mais claras. Além disso, seu formato lembra o de uma espada típica, o que explica o nome popular que lhe foi atribuído. Vale ressaltar ainda que, por se tratar de uma angiosperma, apresenta flores de cor esbranquiçada, mas que não são muito utilizadas para fins ornamentais.

No que se refere ao cultivo, essa espécie é bastante tolerante e é perene, sendo capaz de viver em locais de meia sobra, ou sol pleno; visto que suas origens remontam a locais bem quentes, de climas tropicais e equatoriais. Além disso, essa planta não é muito exigente em relação à rega ou à fertilidade do solo, sendo uma planta ideal para diversos tipos de ambiente.

Língua-de-Sogra (foto: https://tipomanaus.com.br/planta-espada-de-sao-jorge/?amp)

Para que serve a Espada de São Jorge?

A língua-de-sogra é uma planta muito conhecida por seu misticismo. Isso se deve ao fato de que, além de ser uma planta que promove uma excelente oxigenação do ambiente em questão; reza a lenda que suas folhas protegem a residência contra mau-olhado, pessimismo, olho-gordo, dentre outros males causados por energias negativas.

Além disso, é importante que a planta seja mantida perto da porta; visto que, dessa forma, as energias de quem entra em sua casa são purificadas logo ao passar pela entrada da casa. É importante também que o local em questão seja afastado de quinas de paredes e de objetos pontiagudos, uma vez que há a crença popular de que, quando colocada perto dessas arestas ou destes objetos, ela pode estimular discórdias entre os familiares.

Vale ressaltar também que, nem somente como decoração a espada de São Jorge pode ser utilizada. Desse modo, pode-se cortar um pedaço da planta e colocar dentro de um patuá para atuar como um amuleto individual; o que é bastante comum na religião do Candomblé; e também há a opção de se tomar banho com ervas, de modo a purificar-se de energias negativas.

 

Be the first to comment on "Espada de São Jorge, grande amuleto das casas brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.