Origem e ingredientes da receita típica Vaca Atolada

Rate this post

O Brasil é um país que possui uma grande diversidade de comidas típicas, por causa das contribuições culturais dos povos, que deram origem ao País; e que se instalaram anteriormente ao período colonial.

A alimentação brasileira se baseia nas contribuições dos indígenas, europeus e africanos, que juntos marcaram a história da alimentação e da cultura brasileira.

Vaca Atolada

Vaca Atolada (foto https://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1622/vaca-atolada.html)

A Vaca Atolada, é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes a costela bovina e a mandioca, que é  muito popular entre os mineiros; além de encontrada em outras regiões do Brasil.

Origem

Não há consenso sobre a origem da Vaca Atolada, mas a mais comum é que o prato típico teria surgido na época dos bandeirantes; por volta do século XVII, quando os tropeiros começaram as expedições, em busca de ouro em Minas Gerais.

Os tropeiros valeparaibanos carregavam em seu embornal, carne mergulhada na gordura, hábito que garantia a qualidade do alimento por um bom tempo. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, pois dessa forma poderiam misturá-la e cozinhá-la com a carne, obtendo assim, uma comida forte e boa para aquecer os dias mais frios da serra.

Ao se dirigirem às Minas Gerais,  e transpor a Serra da Mantiqueira, por caminhos íngremes, frios, irregulares, úmidos, e principalmente nos períodos de chuva, que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não conseguia seguir em frente. Por isso era necessário fazer o remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação, e por isso a iguaria foi batizada como Vaca Atolada.

Ingredientes

Vaca Atolada

Vaca Atolada (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

No período colonial, os tropeiros usavam a carne bovina (geralmente costela) acrescida da mandioca, alimento nutritivo e muito abundante; além de ser de fácil preparo.

Atualmente, a receita pode ter cortes mais nobres, à escolha do Chef e acrescida de mandioca, tomates e temperos tais como alho, cebola, salsa e pimenta.

Tradicionalmente cozinha-se a carne escolhida primeiro, após acrescenta-se a mandioca descascada e picada grosseiramente, que será cozida em fogo baixo. Quando o caldo estiver mais grosso, coloca-se o tomate, tempero e plantas aromatizantes a gosto.

Be the first to comment on "Origem e ingredientes da receita típica Vaca Atolada"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.