Sálvia desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde

Sálvia (Salvia officinalis) de origem mediterrânea, é uma planta conhecida desde os tempos mais remotos; utilizada pelos gregos  e romanos como planta medicinal contra picadas de cobras; e mais tarde também como tempero para realçar o sabor dos alimentos. Ela era cultivada no início da Idade Média, na Europa Central, em jardins e canteiros dos mosteiros.

Aos poucos ela vem conquistando o paladar dos brasileiros que a empregam em várias receitas culinárias.

Conheça mais sobre a Sálvia

É uma erva de ciclo perene, que atinge até 50 cm de altura, prefere solos ricos em nutrientes, temperatura amena e rega constante sem encharcamento. Possui folhas alongadas, levemente aveludadas e de coloração verde-acinzentada. Produz flores violetas que são visitadas por abelhas. Propaga-se por sementes ou mudas. A planta possui várias espécies, mas a mais comum é a Salvia officinalis.

Sua folhas possuem aroma forte e sabor picante, utilizadas na culinária; ou na medicina popular para alívio de vários males; além de empregada em jardins, canteiros e viveiros com finalidades ornamentais.

Propriedades da Sálvia

Ela possui propriedades desinfetante, anti-inflamatória, aromatizante, digestiva, descongestionante, diurética, adstringente e antioxidante. Possui vitaminas vitamina A, B, C, E, fibras e os minerais magnésio, ferro, cálcio, manganês e cobre.

Utilização da Sálvia

Ela é utilizada como especiaria para realçar o sabor dos alimentos tais como em carnes de peixe, aves e porco, além de molhos, cremes, saladas e sucos. Ela pode ser empanada ou não, para ser frita e servida como tira gosto.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Na medicina popular é utilizada em forma de chá para infecções de garganta, alívio de tosses, para melhora da digestão; e através da inalação para doenças respiratórias. Ela é usada ainda para limpeza e cicatrização de feridas.

Onde encontrar a Sálvia?

Ela é encontrada em hortas domésticas, em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam diversas plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Sálvia (Foto fonte //www.greenme.com.br/usos-beneficios/3794-salvia-planta-amiga-das-mulheres)

Sálvia (Foto fonte //www.greenme.com.br/usos-beneficios/3794-salvia-planta-amiga-das-mulheres)

Sálvia (Foto fonte //www.greenme.com.br/usos-beneficios/3794-salvia-planta-amiga-das-mulheres)

Sálvia (Foto fonte //www.greenme.com.br/usos-beneficios/3794-salvia-planta-amiga-das-mulheres)

Be the first to comment on "Sálvia desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.