Biri-biri (Averrhoa bilimbi) é de origem asiática, mais especificamente da Malásia. Bastante apreciado pelas pessoas dessa região. No Brasil ele é encontrado mais facilmente nas regiões norte e nordeste.
Ele é conhecido popularmente como limão-de-caiena, azedinha e bilimbim. Amplamente utilizado para substituir o limão e na medicina popular para alívio de várias enfermidades.
Biribiri
É uma planta de médio porte, que atinge até 10 metros de altura. Prefere clima tropical para seu desenvolvimento e frutificação. Sua propagação se dá por sementes ou enxertia.
Seus frutos, de cor verde, aparecem quase o ano todo, possuem sabor bem ácido e muito popular em preparações culinárias tais como saladas, conservas, picles, vinagres, sorvetes, picolés e para temperar variadas receitas, em substituição ao limão. Há pessoas que não toleram sua acidez e preferem não ingeri-lo in natura.
O fruto é rico em fibras, proteínas, vitamina C, ácido oxálico e sais minerais tais como ferro e cálcio. Por causa da presença do ácido oxálico, o fruto deve ser ingerido com moderação, pois pode atrapalhar a saúde dos rins.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades Medicinais do Biri-biri
O Biribiri apresenta várias propriedades medicinais que são usadas na medicina popular e auxiliam no controle da pressão arterial, nos níveis da glicose e triglicerídeos. Auxilia também na saúde intestinal por causa de sua boa concentração de fibras.
O sumo da fruta é empregado para alívio de tosse e inflamação retal; as folhas em forma de cataplasma auxiliam na cicatrização de feridas, pruridos da pele, inchaço e picadas de insetos e animais. Ele possui propriedades antibacterianas sendo usado como sabonete para limpeza de pequenas feridas. Empregado também para remoção de manchas e ferrugens.
Onde encontrar o Biri-biri?
O Biri biri é facilmente encontrado em quintais e pomares das casas, muito popular entre os baianos que o utilizam de todas as maneiras; em feiras livres e mercados municipais e em sites que comercializam mudas e plantas.
As planta medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Interessante !!!
Interesse