Baunilha uma das especiarias mais caras do mundo

5 (100%) 2 votes

Baunilha (Vanilla planifolia) é originada de uma orquídea nativa do México; possui 109 espécies pertencentes à família das Orquidáceas.

Ela já era usada pelos índios mexicanos desde os tempos mais remotos, mas foi disseminada pelos espanhóis colonizadores, em diversos continentes do planeta; tornando-se uma das especiarias mais caras do mundo, ficando atrás somente do açafrão.

A baunilha é extraída dos grãos da vagem, que passam pela etapa da secagem, que gera uma fermentação natural, que escurece os grãos e os deixa com o perfume concentrado. Após a secagem, é esmagada e mergulhada em álcool.

Há dois tipos de baunilha que são utilizados na alimentação: a Bourbon (com aroma mais forte) e a Taiti (com aroma mais floral), sendo essa última a mais utilizada pelos chefs da gastronomia. A fava em si não tem nenhum sabor; por isso ela precisa ser seca e fermentada para ser usada na culinária.

Cultivo da Baunilha

A baunilheira é uma trepadeira que pode alcançar até 10 metros de comprimento, prefere clima tropical, sombreamento boa parte do dia e solo rico em nutrientes. A irrigação deve ser frequente, mas sem encharcamento. A polinização das belas flores é feita por abelhas, ou manualmente. Seus frutos possuem forma de vagem, que variam de 10 a 25 cm de comprimento e de 5 a 15 mm de diâmetro; além de possuir uma infinidade de minúsculas sementes. Sua propagação pode ser geralmente por mudas ou estaquias.

Propriedades e Benefícios da Baunilha

Ela possui diversas propriedades tais como antioxidante, analgésica, anti-inflamatória, digestiva, cicatrizante, calmante, antidepressiva; além das vitaminas do complexo B, C e ácido pantotênico.

Ela ingerida, em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na cicatrização de feridas, na saúde da pele e na melhora da digestão.

Utilização da Baunilha

A fava da baunilha é utilizada para diversas receitas culinárias tais como cremes, batidas, tortas, pudins, sorvetes, bolos e biscoitos. Ela é usada por grandes chefs de cozinha para realçar o sabor das criações culinárias.

Ela é usada ainda pela indústria cosmética para a preparação de shampoos, sabonetes, cremes e loções, por ser muito benéfica para a saúde da pele.

Onde encontrar a Baunilha?

Ela é encontrada em plantações para finalidades comerciais, em mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Para comprar favas de baunilha, opte pelas mais escuras e sem rachaduras. Para conservá-las, coloque-as em potes de vidro bem vedado, em local escuro e seco.

Para usá-la, corte a fava ao meio e raspe as sementes com a ponta de uma faca. A fava vazia também contém perfume e poderá ser usada para fazer extrato de baunilha.

As plantas são muito benéficas à saúde, mas deverão ser usadas em pequenas doses, pois em excesso elas poderão provocar diversos males.

Baunilha ( foto fonte https://amo.kitchenaid.com.br/tecnicas-e-ingredientes/baunilha-flor-que-da-gosto/)

Baunilha ( foto fonte https://amo.kitchenaid.com.br/tecnicas-e-ingredientes/baunilha-flor-que-da-gosto/)

Baunilha (foto fonte http://www.huffpostbrasil.com/entry/vanilla-comes-from_n_5021060)

Baunilha (foto fonte http://www.huffpostbrasil.com/entry/vanilla-comes-from_n_5021060)

Be the first to comment on "Baunilha uma das especiarias mais caras do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.