Origem e preparo do Barreado, prato típico do litoral paranaense

Rate this post

O Barreado ou Barreada é um prato típico da culinária do litoral paranaense, principalmente na cidade de Morretes, sendo uma das atrações da bela cidade.

A comida típica é preparada com carne bovina, sem adição de água, mas aromatizada com ervas aromáticas tais como o cominho; cozida lentamente em panela de barro com a tampa lacrada, em fogão a lenha; acrescida de farinha de mandioca.

Barreado

Barreado (foto https://www.tudoreceitas.com/receita-de-barreado-tradicional-3087.html)

O cozimento da carne acontecia com o próprio calor, sem que fosse adicionada água, que após longo período, ficava tão cozida, que se desfiava à toa; tomando o aspecto de um pirão, ou massa parecida com um barreado.

Origem e curiosidade

A comida típica é exótica, mas uma receita simples, que surgiu entre os caboclos das encostas da Serra do Mar, no litoral do Paraná, ainda no período colonial; e, com o tempo, acabou associado às festas típicas, que antecediam a quaresma, período do atual carnaval.

Outra possibilidade é de que o prato típico fosse a comida dos tropeiros, que subiam a serra para comercializar erva-mate, mas sua curiosidade, de acordo com a lenda, é que esse prato não deve ser consumido com água em hipótese nenhuma.

Características do Barreado

As características que rodeiam a receita é por causa da simplicidade dos ingredientes e a saciedade, pois a comida garante muita energia a quem a consome; além de ser proibido beber qualquer líquido logo após sua ingestão.

Em tempos remotos, os caboclos dançavam noite e dia e repunham sua energia, comendo o barreado, que era acompanhado de farinha de mandioca. A única bebida permitida para acompanhamento era a cachaça, em pequenas doses.

Popularidade da comida típica

Ao longo de séculos, o Barreado foi consumido apenas por moradores da região costeira do Paraná, pois até hoje, as cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes, reivindicam a paternidade do prato.

Barreado

Barreado (foto http://www.viajantecomum.com/2018/11/12/onde-comer-barreado-em-morretes-parana/)

No início dos anos 70 essa culinária artesanal ganhou status e subiu a serra, passando a fazer parte do cardápio de sofisticados restaurantes da capital Curitiba. Atualmente comer o Barreado é um ritual para personalidades e visitantes ilustres, que chegam à capital paranaense.

De acordo com seus apreciadores, é um prato para ser saboreado aos poucos, devagar, sem a menor pressa, pois seu sabor é especial e inconfundível.

A grande dificuldade para a popularidade do Barreado é o seu tempo de preparação e cozimento, que pode durar de 16 a 24 horas. Muitas receitas foram adaptadas para reduzir este tempo, usando a pressão, mas o resultado agrada a muita gente mas, os puristas, afirmam que o sabor peculiar do prato fica alterado e perde sua tipicidade.

Be the first to comment on "Origem e preparo do Barreado, prato típico do litoral paranaense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.