Origem do Baião de Dois, prato típico da culinária Cearense

5/5 - (1 vote)

Uma das coisas que mais chamam a atenção no Brasil, além de seu tamanho continental, é a sua diversidade de povos, culturas, tradições, e principalmente de comidas. Isso porque, nas diferentes regiões do território brasileiro, é possível encontrar diversos pratos típicos do local; como o tradicional pão de queijo de Minas, o arroz carreteiro gaúcho, o acarajé baiano e o Baião de Dois, um prato tipicamente cearense.

Mas, você sabe de onde surgiu o Baião de Dois, e qual a origem desse nome tão peculiar? Pois se prepare para conhecer um pouco mais desse prato à base de arroz e feijão, que conquista diversos visitantes que se aventuram pelo Ceará.

Baião de Dois (foto: https://www.minervafoods.com/receitas/como-fazer-baiao-de-dois/)

Origem do Baião de Dois

Por ser um prato cuja base são dois dos alimentos mais consumidos em nosso país, sabe-se que essa iguaria originou-se principalmente pela maior disponibilidade de arroz e de feijão nas áreas rurais do Ceará; os quais também eram mais acessíveis à população. A partir daí, outros ingredientes foram sendo adicionados, como o delicioso queijo coalho, pimenta do reino e cebola; que, além de darem cor ao prato, também lhe conferem sabor e aroma inigualáveis.

Mas não se engane achando que o prato surgiu de forma proposital: a origem do Baião de Dois também está relacionada ao reaproveitamento de comidas em um contexto no qual o acesso a alimentos era difícil, principalmente em tempos de seca. Com isso, era bastante comum que se misturasse o arroz e o feijão com a carne seca que sobrava das refeições, e com o queijo coalho, muitas vezes produzido na própria casa. Foi assim que a base da receita surgiu, e a partir de então, foi reinventada com diversos ingredientes para realçar o sabor.

Além disso, um dos principais indícios de que essa receita surgiu em tempos de seca consiste no fato de que, para a elaboração do prato, deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão que já está cozido e temperado; indicando que a água não era um recurso em abundância nessa época.

Baião de Dois (foto: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/receitas-pratos/baiao-de-dois/)

E qual a origem do nome?

Bom, já conhecemos a origem do prato, e agora vem aquela pergunta: mas por que do nome Baião de Dois? A resposta é bem simples e até mesmo intuitiva. Isso porque, baião é uma palavra de uma dança típica dos estados do nordeste, onde esse prato surgiu. E, por ter como base dois ingredientes bem conhecidos da população brasileira, levou então, o nome de Baião de Dois.

Mas, lembre-se: assim como diversos pratos típicos de diversas regiões brasileiras, essa receita ganha diferentes interpretações à medida que avança pelas diferentes cidades. Desse modo, na região litorânea, como Fortaleza, é comum acrescentar leite de coco na receia original; ao passo que no interior, usa-se pequi. Ah, e é importante ressaltar também que, originalmente, o feijão mais utilizado era o feijão de corda, ou o feijão fradinho.

Be the first to comment on "Origem do Baião de Dois, prato típico da culinária Cearense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.