Pimenta do Reino uma das especiarias mais comercializadas do mundo

Pimenta do Reino (Piper nigrum) é uma trepadeira de origem indiana, sendo considerada uma das especiarias mais comercializadas no mundo.

Conheça a Pimenta do Reino

Trepadeira que pode alcançar até 4 metros de altura, prefere clima tropical para seu crescimento, solo rico em nutriente e rega constante sem encharcamento.

Ela não tolera temperaturas baixas e geadas. Seu frutos têm formato de drupa, se apresentam na cor verde e ficam vermelhos quando amadurecem. Sua propagação é através de sementes e mudas. Ela é classificada como pimenta branca, pimenta verde ou pimenta preta, de acordo com  a maturação de seus grãos.

A do tipo preta, são frutos colhidos imaturos, ainda completamente verdes, e deixados para secar ao sol por vários dias ou com o auxílio de equipamento adequado, até que se tornam enrugados e enegrecidos.

A do tipo verde, são os frutos colhidos imaturos e usados ainda frescos ou submetidos a processos que mantêm a cor natural dos frutos, como a liofilização ou a produção de conservas.

A branca, são frutos colhidos quando estão avermelhados, já maduros ou quase maduros. São colocados em sacos de algodão e deixados em tanques com água corrente por mais de uma semana; para que a epiderme e a polpa dos frutos se decomponham ficando apenas as sementes.

Propriedades da Pimenta do Reino

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antioxidante, antitumoral, antifúngica e bactericida.

Utilização de Pimenta do Reino

Ela é utilizada como especiaria na preparação de diversas receitas culinárias quentes ou frias, em doses moderadas, por causa de sua ardência.

Ela é empregada na indústria cosmética para a fabricação de diversas fragrâncias e na montagem de misturas de especiarias.

Em pequenas doses, ela atua como digestiva, na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, como estimulante; além de auxiliar na absorção de vitaminas e sais minerais.

Onde encontrar a Pimenta do Reino?

Ela é encontrada em grandes plantações, em quintais de casas de roça, em feira livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Pimenta do Reino

Pimenta do Reino

Pimenta do Reino

Be the first to comment on "Pimenta do Reino uma das especiarias mais comercializadas do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.