Estilingue é conhecido também por vários nomes tais como chiloida, baleadeira, baladeira, bodoque e badogue em algumas partes do Brasil; fisga ou cetra em Portugal e xifuta em Angola.
Ele é de origem indígena, usado para caça de pequenos animais e foi incorporado ao costume dos brasileiros, que por muitas décadas, fez a alegria da criançada.
O artefato é uma espécie de atiradeira, que é um objeto usado para o disparo de projéteis, impulsionado por força mecânica manual, com auxílio de elásticos.
Ele possui uma madeira em formato de Y, elástico de aproximadamente 20 centímetros e no meio há um pedaço de couro ou plástico resistente; chamado de malha, no qual a pedra ou outro objeto era colocado para ser arremessado.

Evolução do estilingue
O artefato era um dos brinquedos preferidos pelos meninos criados na roça, que fazia parte de seu dia a dia; confeccionado com câmara de ar de pneus de caminhões. A madeira usada era galho de goiabeira, jaboticabeira ou marmeleiro, em formato de Y.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Atualmente para a confecção do estilingue há a “tripa de mico” ou “borracha de soro”, que deram uma melhoria considerável em seu desempenho. O suporte é produzido em diversos materiais, várias cores, tamanhos e para diversas finalidades.
Tradição nas roças brasileiras
Os meninos se reuniam para fabricar o brinquedo ou arma, dependendo do humor e das crianças envolvidas. Elas brincavam em competição de atirar pedras o mais distante possível, ou para caçar rolinhas em meio à vegetação, pois em meados do século XX havia muitos animais silvestres que eram caçados para confecção de tira-gosto ou mesmo para matar a fome das famílias mais pobres. Tal costume ainda existe nos rincões brasileiros.
Era muito comum os meninos irem para a escola e ao longo do caminho brincarem com seus estilingues ao atirarem pedras; ou mesmo para se protegerem de meninos maiores, que adoravam humilhar os menores e mais fracos, que deveriam se defender, pois não havia quem os ajudassem nesses momentos de perigo e aflição.

Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Eu queria saber como é feito o soro de baladeira com qual material e feito