Debulhador de Milho, importante na agricultura do século XIX

Para compreender a utilidade do debulhador de milho é preciso, primeiro, conhecer um pouco sobre a planta do milho, que é cultivado desde a antiguidade; que além de matar a fome das pessoas em várias regiões do planeta, também é um alimento extremamente versátil, de grande uso na culinária.

Conheça o Milho

O milho é uma gramínea (muita gente assusta ao ler isso; mas, é verdade) usada pelo homem há alguns milênios. Trata-se de uma planta monoica, isto é, com flores masculinas e flores femininas na mesma planta. Na realidade, a planta forma inflorescências (conjuntos de flores).

O pendão que se vê, na parte mais alta de uma planta adulta é a inflorescência masculina (ali são produzidos os grãos de pólen). As espigas correspondem às inflorescências femininas. Em cada espiga há numerosos ovários de onde partem finos “cabelos”, que correspondem aos estigmas da flor. Quando o grão de pólen atinge o estigma, ocorre a polinização e, como consequência da fecundação, o ovário se desenvolve formando o grão de milho.

Como em uma espiga há centenas de ovários (lembre-se: é uma inflorescência), quando todas as flores forem polinizadas, tem-se uma espiga cheia de grãos de milho. Algumas falhas que aparecem em certas espigas correspondem a flores femininas que não foram fecundadas.

Os grãos de milho acham-se distribuídos em torno de um eixo central, o sabugo, que não é usado na alimentação. Portanto, é necessário arrancar os grãos de milho deste sabugo para que sejam consumidos. É nesta etapa que aparece o debulhador.

Pés de milho (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conheça o debulhador de milho

O artefato é constituído possui uma abertura onde as espigas de milho são colocadas. Com uso de uma manivela, a pessoa faz girar duas rodas cheias de dentes. Enquanto passa por entre essas rodas, a espiga vai perdendo os grãos. O sabugo sai por outra abertura, podendo cair no chão ou mesmo em um local próprio como um balaio. Em alguns debulhadores, o sabugo cai junto com os grãos de milho dentro de uma caixa de madeira. A própria pessoa que está debulhando o milho, vai recolhendo-o à medida que o serviço vai sendo executado.

É evidente que com o avanço do conhecimento tecnológico e com a chegada da luz elétrica a praticamente todos os locais, o debulhador de milho tornou-se peça obsoleta e, portanto, bastante rara de ser encontrada. Apenas em pequenas propriedades rurais, onde ainda é comum debulhar milho para as galinhas caipira ou para colocar de molho (para amaciar) para dar para os porcos comerem é que o debulhador de milho ainda é visto ou, claro, nos museus, principalmente naqueles que contam a história da imigração de diversos povos para nosso país.

Debulhador de milho

Debulhador de milho (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Debulhador de Milho, importante na agricultura do século XIX"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.