Plantio de milho da Festa da Polenta 2023 será dia 18 de março, confira

Uma das festas típicas mais famosas e aguardadas do ano é a Festa da Polenta 2023, que ocorre de forma anual na cidade de Venda Nova do Imigrante; no interior do Espírito Santo.

A festa, que celebra a cultura dos imigrantes italianos que chegaram à região, conta com uma diversidade de atrações artísticas, culturais e gastronômicas; principalmente regadas a polenta, um dos pratos mais amados entre os italianos.

Plantio de milho da Festa da Polenta 2023

Plantio de milho da Festa da Polenta 2023 (imagem: Canva)

Plantio de Milho da Festa da Polenta 2023

Embora a Festa da Polenta seja realizada nos dias 06, 07, 08, 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2023, seu início é marcado pelo plantio do milho; matéria prima base para a elaboração das polentas. E tal plantio, é uma verdadeira celebração na região, que será realizada no dia 18 de março na propriedade do Sr. Ambrósio Falqueto, em Bananeiras, às 15h30min.

O plantio recria o modo como era feiro pelos imigrantes italianos, quando estes dispunham de poucos recursos. Desse modo, é possível reviver o ritual de cultura do milho como os nonos faziam. E, para isso, a celebração ocorre com crianças, mulheres e homens trajados de forma típica, elas usam roupas floridas, com aventais e lenços, e ele, a “tiraca” (suspensórios) e chapéu e as crianças imitam os seus pais.

Além disso, o lanche servido no meio do trabalho e a confraternização ao final, com músicas e comias típicas, como inhame e banana cozidas; e as tradicionais cancionetas italianas.

Programação

A programação oficial da Festa da Polenta 2023 será divulgada em breve por meio do site oficial do evento.

Be the first to comment on "Plantio de milho da Festa da Polenta 2023 será dia 18 de março, confira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.