Tucano-toco, uma das aves mais características da fauna brasileira

O tucano-toco (Ramphastos toco) é o maior tucano existente, também conhecido como tucanuçu, tucano-grande e até mesmo como tucano-boi. Bastante comum em todo o Brasil, principalmente na região amazônica, o tucano-toco é, juntamente com araras e outras aves, um dos principais símbolos da fauna brasileira. Seu nome científico significa bicho com um bico grande como uma espada, que faz o ninho no tronco; isto deixa bastante evidente o parentesco desse animal com o pica-pau.

Tucano-toco (foto: https://www.antenaafm.com.br/noticias/brasil-avanca-em-leis-mas-falha-na-fiscalizacao-do-bem-estar-animal-diz-ong)

Descrição do tucano-toco

Seu tamanho é algo que o distingue dos demais: com cerca de 56 cm de comprimento, é o maior dentre os tucanos; além disso, seu peso pode chegar a aproximadamente 550 gramas. Sua característica mais marcante é a presença de um grande bico laranja com a ponta preta, o qual é oco e serve para a captura de alimentos, como uma pinça. Este, que em outras espécies pode ser preto, verde ou amarelo, chega a ter cerca de 20 cm, e é bastante leve.

Com olhos azuis e uma plumagem branca embaixo do bico, que contrasta com a coloração preta do restante das penas, o tucano-toco chama atenção pelos céus do Brasil. Uma característica bastante interessante sobre esse animal é a ausência de dimorfismo sexual; ou seja, os machos e fêmeas não apresentam diferenças visíveis a olho nu.

Como vive o tucanuçu?

Tucanuçu (foto: https://www.pinterest.cl/pin/417849671656044221/)

Esse animal, normalmente vive aos pares, ou até mesmo em bandos, e voam sempre em fila indiana; seu voo pode ser percebido de longe, pois se caracteriza por pequenas batidas de asa, acompanhado de um planar mais longo. Por não viver exclusivamente em áreas florestais, como as outras espécies de tucano, o tucano-toco vive consegue se desenvolver em regiões de cerrado, campos, entre outros; em razão do desmatamento, entretanto, tem sido mais encontrado nas cidades em busca de alimentos.

Com relação à alimentação, o tucanuçu é onívoro, alimentando-se tanto de plantas, quanto de animais. Dentre suas refeições favoritas, estão pequenos artrópodes como insetos e aranhas; ovos de outros pássaros ou répteis, e frutos, como mamão, maçã, melão, banana, entre outros.

Em seu período reprodutivo, é comum viverem em pares, sendo que o macho é responsável por alimentar a fêmea durante a incubação dos ovos. Estes, são botados geralmente em número que varia de 2 a 4 em ninhos construídos nas árvores; e podem permanecer incubados por até 18 dias. Quando os filhotes estão prontos para deixar o ninho, formam um bando e saem para procurar alimento e moradia.

 

Be the first to comment on "Tucano-toco, uma das aves mais características da fauna brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.