Truta, um dos peixes mais consumidos nas regiões mais frias

A truta é um peixe de água doce bastante consumido nas regiões serranas do Brasil, que chama a atenção por seu sabor sutil e pela riqueza de nutrientes para a saúde. Embora seja comumente referida como uma espécie, na verdade existe uma diversidade bem grande de trutas, que se diferem em relação ao tamanho, local onde são encontradas e outras características.

Além disso, uma característica bem legal desses animais é que eles fazem parte da família Salmonidae, que como o próprio nome sugere, é onde estão classificados outros peixes bastante apreciados na culinária: os salmões. Legal, né? E por que será que eles são colocados na mesma família? E, já que as truta são de águas frias, como elas chegaram ao Brasil? Conheça um pouco mais sobre esses belos peixes a seguir.

Truta arco-íris (foto: Pixabay – https://bit.ly/34EZmTs)

Conheça um pouco mais das espécies

Assim como a grande maioria dos peixes, a truta é uma representante do grande grupo dos Actinopterygii, onde estão aqueles peixes de nadadeiras raiadas, como o tambaqui, o pirarucu, e outros bastante conhecidos. Como já mencionado, ela também faz parte do grupo dos salmonídeos, que são peixes oriundos de águas bem geladas, sendo ricos em ômega 3, por exemplo.

Dentre as espécies de trutas, algumas são mais conhecidas, como a truta-comum, a truta-arco-íris, a truta-do-ártico e a salmoneja. Como algumas características comuns, elas habitam regiões de águas mais frias e oxigenadas, e que sejam bem limpas, características de regiões serranas. Além disso, são espécies carnívoras, que se alimentam tanto de formas larvais de insetos, quanto de minhocas e até mesmo pequenos crustáceos.

De corpo alongado, são espécies que possuem escamas bem grandes, um tamanho médio de 60 centímetros e um peso de até 2 kg. Por serem espécies carnívoras, seus dentes são bem afiados e sua mordida é bem forte. Além disso, possuem cabeça e olhos bem maiores; e uma coloração bastante variada, que pode ir do castanho ao esverdeado, e até mesmo algumas regiões amareladas.

Em termos de reprodução, a truta é uma espécie que procura áreas mais ribeirinhas, bem geladas, onde a fêmea é responsável por cavar o ninho onde irá depositar os quase 10 mil ovos fecundados pelos machos. Ah, e não se assuste com o número de ovos! É relativamente comum que peixes coloquem bastantes ovos em razão da alta predação nos estágios iniciais.

Qual é a origem da truta?

Como já mencionado, esse peixe vem de águas bem geladas, de modo que, originalmente, ela era comum somente em determinadas regiões da América do Norte. Contudo, já no século XIX, ela foi levada para a Europa, e se adaptou bem em algumas localidades mais frias. Mas, você deve estar se perguntando como ela veio parar aqui no Brasil, não é mesmo?

No final dos anos 1940, o Ministério da Agricultura importou cerca de 5 mil ovos da espécie de truta arco-íris, com aproveitamento de 50% de alevinos; os quais foram utilizados para povoar rios de locais mais frios da região sudeste de nosso país. E, como tal povoamento deu bastante certo, em 1950 uma nova importação ainda maior foi feita, e desde então as trutas têm sido, além de uma excelente fonte de ômega 3 e de proteínas para os moradores locais, uma fonte de renda para a população ribeirinha.

Truta (foto: Guia do Peixe – https://bit.ly/3rzsGUM)

A truta na Gastronomia e seus benefícios para a saúde

Caso você já tenha visitado algumas cidades serranas, como Monte Verde, Campos do Jordão e Penedo, já deve ter reparado que as trutas são carro-chefe de diversos restaurantes de lá. E isso não se deve somente à maior facilidade de obtenção de tais peixes, mas também ao delicioso sabor de sua carne.

Esta, além de ser muito macia e ter um sabor ao mesmo tempo suave e marcante; é rica em proteínas, ômega 3, e apresenta diversas vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo e selênio, que são indispensáveis à manutenção da boa saúde.

Be the first to comment on "Truta, um dos peixes mais consumidos nas regiões mais frias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.