Sanhaço-de-fogo, pássaro que chama atenção por sua coloração exuberante

O sanhaço-de-fogo (Piranga flava), também conhecido como mãe-do-sol e canário-do-mato, é um belo representante dos pássaros habitantes do Brasil. Distribuído em quase todo o território brasileiro, essa belíssima ave de coloração exuberante pode ser encontrada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste; e em outros países da América, tais como Estados Unidos, Bolívia e Uruguai.

Sanhaço-de-fogo macho (foto: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Piranga_flava_male.jpg)

Descrição da espécie

Assim como outras belas aves, como tiê-sangue, rendeira e canário-da-terra, o sanhaço-de-fogo é um representante da grande ordem da zoologia chamada de Passeriformes; que compreende os pássaros propriamente ditos. Além disso, também faz parte do grande grupos dos Ossines, pássaros que possuem a siringe, ou seja, a estrutura responsável pela produção do canto das aves, bem mais desenvolvida; e que garante à mãe-do-sol cantos bem complexos e com variação.

Já em termos morfológicos, o sanhaço-de-fogo não recebe seus nomes científico e populares em vão, visto que significam ‘ave vermelha, cor de fogo, e amarelo dourado’. Desse modo, é um pássaro que possui quase o corpo inteiro em coloração mais avermelhada, sendo que suas rêmiges – penas localizadas nas asas com função de voo – possuem detalhes mais escuros, com tons de preto; tal como a ponta de suas retrizes.

Com um tamanho médio que chega a cerca de 18 centímetros, e um peso de aproximadamente 35 gramas, é um pássaro pequeno, mas que não passa despercebido aos olhos dos mais curiosos e atentos. Além disso, é importante ressaltar que há um dimorfismo sexual bem evidente; de modo que os machos, como em outras espécies de aves, são mais atrativos e coloridos, com penas avermelhadas; ao passo que a fêmea possui uma coloração amarelo-esverdeada bem menos chamativa.

Canário-do-mato macho (foto: https://ebird.org/species/heptan/BR)

Hábitos do Sanhaço-de-fogo

Habitante de áreas mais abertas de Mata Atlântica e Cerrado, o canário-do-mato é um animal onívoro; que se alimenta tanto de fontes vegetais, quanto animais. Sendo assim, além de pequenos insetos, se alimenta de alguns frutos como mamão, banana e goiaba; além de flores e vegetais como beterraba e jiló.

No que se refere à reprodução, assim como todas as aves, é um animal ovíparo, que começa a se reproduzir cerca de 1 ano após o nascimento. No período reprodutivo, ninhos são construídos com gravetos secos, e a fêmea põe de 2 a 3 ovos, os quais serão incubados por um período de 13 dias. Após o nascimento, recebem cuidados parentais por cerca de 35 dias, quando passam a ser independentes.

Mãe-do-sol (foto: https://feomg.com.br/sanhaco-de-fogo/)

Be the first to comment on "Sanhaço-de-fogo, pássaro que chama atenção por sua coloração exuberante"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.